Depasa segue com plano de contingência de abastecimento em Rio Branco

Cerca de 2 milhões de reais foram destinados para manutenções e equipamentos (Foto: André Araújo)
Cerca de R$ 2 milhões foram destinados a manutenções e equipamentos (Foto: André Araújo)

Com uma redução de 35 centímetros nos últimos dois dias, o Rio Acre apresentou a marca de 1,93 metro na manhã desta segunda-feira, 17, em Rio Branco, de acordo com medição realizada pela Defesa Civil.

Neste período final de estiagem, o manancial registra constantes oscilações, algo desafiador para o processo de captação de água realizado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que continua executando ações emergenciais para garantir o funcionamento da rede que abastece a capital.

“Continuamos com todos os esforços, desde quando o rio estava num volume abaixo de 1,50 metro, em que todos os dias monitoramos os equipamentos e trabalhamos para captar a quantidade de água necessária para distribuir à população”, relata o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

As intervenções foram previstas no Plano de Contingência de Abastecimento, implementadas em julho deste ano. O gestor destaca os investimentos em infraestrutura neste cenário de seca.

“Cerca de 2 milhões de reais foram destinados para a compra, instalação, transporte e manutenção de equipamentos. Entre essas ações, destaca-se a instalação de novas tubulações e de seis bombas em balsa flutuante nas duas Estações de Tratamento de Água [ETAs]”, informa Magalhães.

Desde setembro, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), disponibiliza carros-pipas para auxiliar a distribuição de água.

Magalhães reforça o apoio da população para evitar o desperdício desse recurso natural. “Mesmo com as chuvas, o momento ainda é de alerta, pois qualquer problema técnico em alguma estrutura das ETAs pode comprometer a rotina de abastecimento. Então, economizar água é fundamental.”