O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco (Depasa Rio Branco) realizou, em comemoração ao mês do trabalhador, a I Semana de Palestras Sobre Saúde e Segurança no Trabalho para Servidores. As palestras foram ministradas pela equipe do Sesi, no espaço administrativo da Estação de Tratamento de Água – ETA II.
A diretora executiva de gestão interna, Weruska Lima, contou que a iniciativa partiu da precisão de melhoria nas relações de trabalho. “Primeiramente identificamos as necessidades, depois ampliamos a ideia para a realização do evento com palestras motivacionais e essenciais para a saúde e a segurança do trabalhador.”
As palestras foram direcionadas aos trabalhadores, efetivos e terceirizados, que desempenham serviços de operação e produção nas estações de tratamento do sistema de água e esgoto. “Tanto os servidores efetivos como os terceirizados fazem parte diariamente do processo de trabalho operacional das ETAs”, disse Weruska Lima.
Os trabalhadores participaram ativamente da programação que teve por objetivo orientá-los sobre o uso e a conservação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higiene pessoal no ambiente de trabalho, cuidados na utilização de produtos químicos e outros temas relacionados à segurança e saúde do servidor.
Para o encanador Antônio Soares, essa ação é muito importante. “Eu e muitos colegas não sabíamos o quanto que era importante usar os equipamentos de segurança. A gente pensava que eles não resolviam muita coisa, mas hoje sabemos que ele previne maiores acidentes. Pelo menos eu sei que é importante e não vou deixar mais de usar. A minha vida é mais importante.”
Como parte da ação Saúde do Trabalhador, foi realizada a campanha de vacinação, com imunização contra difteria, tétano, febre amarela e hepatite B, disponibilizadas nos intervalos das palestras. “Essa é a primeira ação de muitas que estão previstas para essa gestão. Estamos trabalhando com o compromisso de tornar a autarquia do Depasa Rio Branco um lugar de pessoas felizes, para que a gente possa oferecer um serviço mais eficiente de água e esgoto à população de Rio Branco”, ressaltou a diretora de gestão interna.