O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) concluiu nesta sexta-feira, 16, uma qualificação profissional para os operadores de Estação de Tratamento de Água (ETA) do Vale do Baixo Acre.
A ação, viabilizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), abordou, durante toda a semana, temas como formas de tratamento, dosagem de produtos químicos e legislação do saneamento.
Ermisandro da Silva Guimarães, operador de ETA em Senador Guiomard, conta que aprendeu a teoria de etapas, que já conhecia na prática. “Será muita utilidade, até para evitar o desperdício de produtos, algo que pode até render lá na frente. E também trocar experiências com pessoas de outros municípios que a gente não conhecia”, disse.
Para Digno da Costa, que trabalha como operador de ETA há treze anos, em Porto Acre, o curso foi uma espécie de “reciclagem”. “É bom porque recicla, e também para os colegas novos, que estão chegando agora e já aprendendo. Então é um bom curso”, afirmou.
Vinte operadores de ETA de diversos municípios do Vale do Baixo Acre participaram dessa primeira turma. Outras regiões do estado também serão contempladas em novas turmas.