Projeto Acre Design é apresentado em seminário da Fieac em Rio Branco

Iniciado em 2011, por iniciativa da primeira-dama do Acre, arquiteta Marlúcia Cândida, o Projeto Acre Design foi apresentado nesta sexta-feira, 16, no auditório da Fieac, em Rio Branco.

Marlúcia Cândida reforça o valor das parcerias para o aprimoramento do Design no Acre (Foto: Angela Peres/Secom)
Marlúcia Cândida reforça o valor das parcerias para o aprimoramento do design no Acre (Foto: Angela Peres/Secom)

Os resultados foram mostrados durante o Seminário Tendências Tecnológicas para o Setor de Madeira e Móveis. Organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o encontro encerrou um ciclo de atividades desenvolvidas em parceria entre o governo do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “A tecnologia agrega conhecimento técnico ao produto, o que é a principal missão dessas ações, principalmente com foco no desenvolvimento de produtos”, explicou César Dotto, diretor regional do Senai.

Alessio Gnaccarini, diretor do Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (Comosb), de Pesaro, na Itália, foi o palestrante do dia. Ele apresentou o panorama do mercado italiano e europeu e como os produtos devem se adequar às exigências internacionais e ter diferencial competitivo. “A tecnologia aumenta o valor do produto”, reforçou.

O mercado mundial valoriza a experiência, a identidade, o contato e o trabalho com materiais que não agridem o meio ambiente. “O design é uma forma de trabalhar a matéria-prima, os valores, a cultura, de forma que esses elementos sejam valorizados”, destacou Bernardo Sena, designer, que ajudou na produção das linhas acreanas de móveis.

Parte desses objetos produzidos no Acre foi exibida na entrada do auditório.  “Nós já temos empresas de marceneiros que estão preparadas para se instalar na ZPE [Zona de Processamento de Exportação], e estamos buscando parceria com empresas italianas para fortalecer o setor moveleiro do estado”, disse Marlúcia Cândida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter