Ir para o conteúdo
Facebook Youtube Instagram X-twitter
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Geral
    • Cidades do Acre
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança
    • Meio Ambiente
    • Cultura
  • Governador
  • Vice-governadora
  • Sala de Imprensa
  • Publicações
    • Revista DERACRE 2025 – Relatório anual
    • Acre na COP 30
    • Acre – Floresta em pé, futuro em curso
    • Portfólio do Governo do Acre 2023-2024
    • Manual de Redação
    • Acre em Números – Seplan
  • Serviços
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Editorias
    • Geral
    • Cidades do Acre
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança
    • Meio Ambiente
    • Cultura
  • Governador
  • Vice-governadora
  • Sala de Imprensa
  • Publicações
    • Revista DERACRE 2025 – Relatório anual
    • Acre na COP 30
    • Acre – Floresta em pé, futuro em curso
    • Portfólio do Governo do Acre 2023-2024
    • Manual de Redação
    • Acre em Números – Seplan
  • Serviços

Depasa executa obras de esgotamento sanitário em Rio Branco

  • Foto de Da Redação Da Redação
  • 16 jun 2015
  • 15:50
Bairros que margeia o Rio Acre, no Segundo Distrito, terão 100% de cobertura de esgoto (Foto: Angela Peres/Secom)
Bairros que margeiam o Rio Acre, no Segundo Distrito, terão 100% de cobertura de esgoto (Foto: Angela Peres/Secom)

Os bairros Triângulo, Cidade Nova, Quinze e Seis de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco, estão recebendo 22 quilômetros de rede coletora de esgoto. Todos os resíduos sólidos produzidos por comércios e residências desses bairros serão canalizados e distribuídos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Francisco.

Presidente do Depasa pede compreensão de condutores de veículos (Foto: Angela Peres/Secom)
Presidente do Depasa pede compreensão de condutores de veículos (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, todo o esgoto que antes era jogado no Rio Acre e em córregos que cortam os bairros passará a ser coletado e tratado.

“A partir de dezembro, quando esse serviço for concluído e entrar em operação, os bairros que margeiam o Segundo Distrito não jogarão mais esgoto dentro dos mananciais, principalmente dentro do Rio Acre”, assegurou Magalhães.

O presidente do Depasa também pede a compreensão dos condutores de veículos que trafegam no entorno: “Por se tratar de um sítio arqueológico e ter as escavações para a obra acompanhadas por arqueólogos, o serviço não pode ser executado à noite. Então pedimos a paciência dos motoristas e também dos comerciantes do local, que de certa forma estão se sentindo prejudicados”.

O histórico da obra

Esse serviço de saneamento básico foi iniciado em 2012, mas embargado porque no local fora encontrado um sítio arqueológico. Somente este ano o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou a retomada da obra, porém, com o acompanhamento de profissionais da área.

O arqueólogo Luiz Coimbra acompanha a obra e afirma que já foram encontrados diversos objetos antigos. “Encontramos muitas peças em louças e porcelanas, provavelmente do início do século XX”, explica.

Arqueólogos encontram objetos antigos em escavações para fazer rede de esgoto (Foto: Angela Peres/Secom)
Arqueólogos encontram objetos antigos em escavações para fazer rede de esgoto (Foto: Angela Peres/Secom)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

  • arqueólogo, depasa, Edvaldo Magalhães, esgotamento sanitário, esgoto, governo do Acre, iphan, Notícias do Acre, rio Acre, saneamento básico, sitio arqueológico
AnteriorAnteriorDoadores de sangue são homenageados com a campanha Hemonúcleo na Roça
PróximaQuintais arborizados e mais saúde para os moradores da Cidade do PovoPróximo
Últimas Notícias

Governador acompanha ajustes finais da reforma do prédio da Sefaz, orçada em mais de R$ 6,5 milhões

janeiro 12, 2026

Com apoio do governo, Acre sediará, pela primeira vez em 30 anos, um dos maiores congressos do Judiciário

janeiro 12, 2026

Deracre apresenta Relatório Anual de 2025 ao TCE-AC e presta contas sobre trabalho, planejamento e ações em ramais

janeiro 12, 2026

OCA concentra mais de 50 serviços da Educação e amplia acesso dos servidores aos atendimentos da SEE

janeiro 12, 2026

Idaf apresenta dados oficiais da Campanha de Declaração de Rebanhos 2025 e aponta fortalecimento da agropecuária no Acre

janeiro 12, 2026

Início

Governador

Notícias

Matérias Especiais

Sala de Imprensa

Campanhas

Serviços

SECRETARIA DE ESTADO DE COMUNICAÇÃO

Rua Franco Ribeiro, 51 - Centro

Rio Branco - Acre