O Corpo de Bombeiro do Acre e o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) devem somar esforços para ampliar as ações de educação em saneamento entre crianças e adolescentes. A iniciativa foi tema de reunião entre o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, e a equipe do Núcleo Sociopedagógico do Depasa nesta terça-feira, 3. Representando o diretor-presidente do Depasa, Zenil Chaves, estava a coordenadora do Núcleo Sociopedagógico da autarquia, Alexandra Lopes.
Durante a conversa, a equipe do Depasa apresentou o projeto “Guardião da Água Mirim”, que tem como principal objetivo educar e informar jovens e adolescentes quanto ao uso racional da água, saneamento básico e recuperação da água na natureza.
O comandante recepcionou a ideia de parceria com otimismo e propôs a integração da Corporação com o projeto por intermédio do Bombeiro Mirim e os Colégios Militares.
“Já iniciamos o ano letivo nas escolas e iniciaremos as atividades no projeto Bombeiros Mirins neste mês de março. Acho muito importante esta parceria, uma vez que já temos a educação ambiental inserida nas disciplinas curriculares e, com o reforço do Depasa, ampliaremos o nosso objetivo na conscientização destes jovens”, afirmou o coronel Batista.
Núcleo sócio pedagógico
O planejamento e a execução das ações educativas do Depasa são responsabilidade do Núcleo Sociopedagógico criado no início da gestão do governo Gladson Cameli. Do ponto de vista da gestão da concessionária dos serviços de abastecimento de água e saneamento, uma ação inovadora.
Desde que foi criado o órgão no Acre, essa é a primeira inciativa com fins de educação em saneamento e meio ambiente. “O principal é colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes quanto aos cuidados com o ambiente e uso da água tratada”, destaca a coordenadora do Núcleo Pedagógico do Depasa, Alexandra Lopes.
As atividades iniciaram com o lançamento da campanha de combate ao desperdício lançada em 22 de março, Dia Mundial da Água, em parceria com a a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) e, depois, foram estendidas também aos municípios do interior.