Retirada de balseiros

Depasa e Bombeiros atuam em intervenção nos equipamentos da ETA II

Os equipamentos que compõem o sistema de captação de água exigem o monitoramento constante de suas estruturas, principalmente das bombas em balsas flutuantes que estão instaladas sobre as águas do Rio Acre. Com a elevação repentina do nível do manancial, os maquinários podem receber impactos de balseiros e demais entulhos que descem juntos com a força da correnteza do rio e podem provocar possíveis danificações.

No intuito de evitar esta situação, no final da tarde de sexta-feira, 16, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) solicitou o apoio técnico do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) para verificar as condições dos flutuantes da Estação de Tratamento de Água (ETA II), na capital.

“O grande o volume de chuvas provocou muitas oscilações no nível do Rio Acre nos últimos dias, por tanto os materiais orgânicos que ficam nas cabeceiras como exemplo, troncos e galhos árvores podem atingir os equipamentos e alguns casos até mesmo afunda-los”, destaca o superintendente do Depasa em Rio Branco, Miguel Félix.

Técnicos do Depasa e Bombeiros efetuaram manutenções nos flutuantes da ETA II (Foto: Cedida)

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve na ETA II para colaborar com esta ação emergencial. “Como medida de segurança, nossos mergulhadores entraram no Rio Acre para inspecionar os flutuantes e informaram os técnicos do Depasa sobre o estado dos mesmos e assim foram efetuadas as manutenções necessárias”, relata o Major do CBMAC, Cláudio Falcão.

Para concluir com êxito essa intervenção, além do apoio dos Bombeiros, foi utilizada um rebocador cedido pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Deracre).