Depasa adota medidas preventivas para o período de estiagem

LSP_8785
Depasa adquiriu novas balsas flutuantes e bombas de captação para o período de estiagem (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A seca chegou mais cedo este ano. Isso mostra que o Acre terá uma estiagem rigorosa. Para tentar amenizar as dificuldades de abastecimento de água nos períodos de baixa do Rio Acre, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) prepara medidas preventivas.

O primeiro passo é a adequação de todo o sistema de captação de água para o período da seca. O órgão investiu na compra de novas balsas flutuantes e bombas que reforçarão a captação caso o nível do rio chegue a menos de um metro e meio.

Com os novos equipamentos, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) terão condições de operar no mesmo volume de hoje, com o rio medindo 1,91 metro.

Para o perfeito funcionamento das novas bombas e flutuantes que serão adquiridas para as ETAs 1 e 2, serão realizadas mudanças nas estações de energia e nas instalações elétricas, pois os atuais não suportam os novos equipamentos. O Depasa já providenciou novos transformadores e quadros de energia para um cenário de seca.

Segundo o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, é possível que todos os dias haja problema no abastecimento de água na capital.

“Na medida que o nível do rio baixa, os flutuantes se movimentam, isso é inevitável. As bombas que funcionam 24 horas podem quebrar, e tudo isso interfere na capacidade de captação”, disse.

O desperdício é o maior problema

De todas as medidas preventivas para o período de seca, a mais importante é a união da população. Se a comunidade economizar água, o esforço para a captação será menor e as condições de abastecimento, melhores.

De acordo com o gestor, metade de toda a água produzida ser perde “no caminho” por conta do desperdício. “Cada vez que um cidadão desperdiça água, está tirando esse bem de outra pessoa ou até de um bairro inteiro. Por isso, pedimos a ajuda da população para que não desperdice água e denuncie essa ação ou um possível vazamento para que possamos resolver.”

Denúncias de desperdício ou vazamento devem ser realizadas no atendimento do Depasa na Oca ou pelo telefone 3215-2459.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter