Democratização do Ensino Superior é tema de encontro

Proposta é elaborar um plano de ação para ampliar as oportunidades de acesso dos jovens acrianos 

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As propostas elaboradas a partir do encontro vão servir como base para um Plano conunto de ação (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o objetivo de debater alternativas para ampliar as formas de acesso de jovens ao Ensino Superior, representantes da Universidade Federal do Acre, Governo do Estado e prefeitura de Rio Branco participaram de uma reunião de trabalho nesta terça-feira, 10. De acordo com o assessor especial da Juventude do Estado, André Kamai, para que os jovens possam construir uma trajetória de vida é fundamental o ingresso e a permanência em universidades. “Nossa intenção é procurar formas para democratizar o acesso dos jovens acrianos ao Ensino Superior”, disse ele.

As propostas extraídas do encontro serão reunidas em um Plano de Ação, no qual a Ufac, Governo e prefeitura irão traçar metas para incluir os jovens no processo educacional. “Estamos analisando outras formas, além do vestibular, para formar pessoas que trabalham na indústria ou na área rural”, destacou o professor Pascoal Torres Muniz. Ele completa dizendo que esses jovens atenderiam a demanda por profissionais qualificados no mercado local, além de ajudar no desenvolvimento do Estado.

No ano passado, por exemplo, mais de 8 mil jovens concluíram o Ensino Médio. A Universidade Federal do Acre disponibilizou no último vestibular 1200 vagas. “Temos um déficit grande entre os jovens que saem do Ensino Médio e entram nas universidades”, reforçou o professor. O Ministério da Educação tem trabalhado na política de reestruturação das universidades, e também fomentado os debates para ampliar os caminhos de acesso dos jovens ao Ensino Superior.

Para o secretário municipal da Juventude, Oteniel Almeida, o processo de inclusão dos jovens em curso pela prefeitura inclui a democratização do ensino entre as pessoas de origem popular. “No momento em que o jovem tem acesso ao conhecimento ele passa a ter outra perspectiva de vida”.

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