Leonardo Frota conheceu a área de 120 hectares que está sendo cercada e verificou os últimos detalhes do processo para o alfandegamento
O delegado da Receita Federal no Acre, Leonardo Frota, visitou na manhã desta quinta-feira, 7, as instalações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Ele foi verificar o andamento das obras da cerca que está sendo construída em torno do terreno de 120 hectares e acompanhar como está o processo para o alfandegamento da ZPE.
“Nós, como Receita, poderíamos apenas passar as exigências para que a ZPE seja alfandegada. Mas viemos verificar de perto o andamento de todo o processo para identificar se existe algum problema. A intenção é evitar atrasos no cronograma e colaborar para que o alfandegamento seja o mais rápido possível”, explicou.
A visita, de acordo com Leonardo Frota, é uma forma de verificar se todas as exigências estão sendo cumpridas, evitando, assim, atrasos e problemas no processo de alfandegamento. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, acompanhou a visita e fez questão de agradecer o empenho da Receita Federal para o alfandegamento da ZPE. Ele lembrou que todas as exigências estão sendo cumpridas, ficando apenas na pendência de algumas licitações para que seja concluído todo o processo para o alfandegamento.
“Nós estamos realizando um esforço grande para cumprir todas as exigências. Claro que temos que obedecer a alguns prazos. Mas contamos o apoio da nossa Receita e com certeza muito em breve teremos o nosso alfandegamento”, afirmou. Todo o mobiliário para o funcionamento da ZPE já foi adquirido. Também foi instalada a internet via rádio. A parte do software, do monitoramento eletrônico e da instalação de uma fibra ótica,está em processo avançado.
Apoio para instalação das indústrias
Paralelamente ao processo de alfadegamento, com apoio da Federação das Indústrias do Acre (Fieac) foram contratadas três empresas que estão elaborando o plano de negócios de 16 das 36 indústrias que manifestaram interesse em se instalar na ZPE. Esses planos serão apresentados ao Conselho Nacional das ZPEs para aprovação. “Ao mesmo tempo em que estamos trabalhando para o alfandegamento da nossa ZPE, também realizamos um esforço para garantir que as empresas possam se instalar tão logo o processo de alfandegamento seja concluído”, adiantou Magalhães. A expectativa é de que as obras da cerca sejam concluídas na segunda quinzena de julho. Com o cumprimento das demais exigências para o alfandegamento, a ZPE do Acre será a primeira a receber indústrias no país.