Defesa Civil utiliza leitura por satélite nas operações durante enchentes

As informações são acompanhadas pela Defesa Civil, por meio do site da ANA - Foto Assessoria CBMAC (1)
As informações são acompanhadas pela Defesa Civil, por meio do site da ANA (Foto Assessoria CBMAC)

Uma equipe formada por técnicos da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e militares do Corpo de Bombeiros esteve em Assis Brasil, no último sábado, 8, para realizar a manutenção da Plataforma de Coleta de Dados (PCD). O equipamento serve para monitorar e planejar as operações de atendimento às vítimas nos casos das enchentes.

Segundo o coronel Carlos Gundim, coordenador da Defesa Civil Estadual, as plataformas foram implantadas no Acre há dois anos para mostrar o volume de chuvas, nível e vazante dos rios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Rio do Rola e Tarauacá. A publicação é feita no site da Agência Nacional de Águas (ANA).

Mesmo com essa forma de monitoramento, realizada nos pontos de envio de informação distribuídos por todo o estado, a leitura do nível do rio diretamente na marca da régua ainda é realizada nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

O reparo na plataforma em Assis Brasil foi resultado da parceria da Defesa Civil Estadual com a Sema, como medida de urgência, pois a variação do nível das águas tem grande influência sobre a cheia do rio na capital.

“Nós instalamos um novo sensor, porque o anterior foi levado pelo rio depois que parte da margem cedeu. Como o nível estava mais baixo, fizemos a nova instalação na marca de 1,60m”, informou o tenente-coronel James Bezerra, técnico responsável pela Rede de Alerta de Eventos Críticos Meteorológicos.