Uma equipe formada por técnicos da Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e militares do Corpo de Bombeiros esteve em Assis Brasil, no último sábado, 8, para realizar a manutenção da Plataforma de Coleta de Dados (PCD). O equipamento serve para monitorar e planejar as operações de atendimento às vítimas nos casos das enchentes.
Segundo o coronel Carlos Gundim, coordenador da Defesa Civil Estadual, as plataformas foram implantadas no Acre há dois anos para mostrar o volume de chuvas, nível e vazante dos rios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Rio do Rola e Tarauacá. A publicação é feita no site da Agência Nacional de Águas (ANA).
Mesmo com essa forma de monitoramento, realizada nos pontos de envio de informação distribuídos por todo o estado, a leitura do nível do rio diretamente na marca da régua ainda é realizada nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.
O reparo na plataforma em Assis Brasil foi resultado da parceria da Defesa Civil Estadual com a Sema, como medida de urgência, pois a variação do nível das águas tem grande influência sobre a cheia do rio na capital.
“Nós instalamos um novo sensor, porque o anterior foi levado pelo rio depois que parte da margem cedeu. Como o nível estava mais baixo, fizemos a nova instalação na marca de 1,60m”, informou o tenente-coronel James Bezerra, técnico responsável pela Rede de Alerta de Eventos Críticos Meteorológicos.