Defensoria Pública abre processo seletivo para agente comunitário

Defensoria Pública vai fortalecer e ampliar atendimento à população com projeto comunitário (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Defensoria Pública vai fortalecer e ampliar atendimento à população com projeto comunitário (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A Defensoria Pública está com um edital de seleção aberto para o processo seletivo de agentes comunitários para o projeto Justiça Comunitária. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 11, das 9 às 12 horas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Sobral e do bairro Santa Inês.

Os requisitos são bem simples: saber ler e escrever é a principal exigência. O processo de seleção vai envolver uma dinâmica em grupo e uma redação. Os aprovados receberão um auxílio de R$ 190 mensais. O subdefensor-geral, Fernando Morais, explica que o papel do agente comunitário será receber as demandas da comunidade, chamar as partes para conciliação e buscar um acordo. “Caso não haja entendimento pela via amigável, intermediada pelo agente, o caso será judicializado. Mas ele não fará isso sozinho, terá sempre o acompanhamento e a supervisão de um defensor”, disse.

Subdefensor-geral Fernando Morais entusiasmado com os novos projetos da Defensoria (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Subdefensor-geral Fernando Morais entusiasmado com os novos projetos da Defensoria (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As duas regiões, Sobral e Santa Inês, são as que apresentam a maior incidência de casos, e os mais comuns são pedidos de pensão de alimentos ou direito de vizinhança. A Justiça Comunitária está apta a resolver qualquer demanda pertinente à Defensoria Pública. “Nós sabemos que muitas vezes essas pessoas não conseguem ter acesso a nós, e os motivos são variados – seja por falta de dinheiro para condução ou de uma pessoa que fique com os filhos enquanto ela resolve essa questão. O importante é que estamos ampliando o acesso da comunidade à defensoria”, disse Morais.

A Justiça Comunitária é um dos seis projetos da Defensoria Pública aprovados pelo Ministério da Justiça para fortalecer e ampliar o atendimento do órgão prestado à população. Para iniciar, o subdefensor explica que depende da chegada de um ônibus que vai ajudar no atendimento aos bairros.

Serviço – inscrição até o dia 11, das 9 às 12 horas, nos CRAS da Sobral (próximo ao Mercado da Sensur e ao Restaurante Popular. Telefone 3225-0787) e CRAS do Santa Inês (próximo à Escola Clarice Fecury, telefone 3221-8311). O edital de seleção está publicado no Diário Oficial do Estado, n° 11.147, de 3/10/2013, disponível no site www.defensoria.ac.gov.br.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter