Da floresta para as passarelas do São Paulo Fashion Week

#Yawanawa na São Paulo Fashion Week… #Cultura #Acre Imagens de https://instagram.com/aswmag/

Posted by Tião Viana on Segunda, 13 de abril de 2015

O público que compareceu ao desfile da Cavalera no primeiro dia da 39ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) experimentou o diálogo entre moda, arte e espiritualidade. A grife levou para o espaço aberto do Parque Portinari a cultura do povo Yawanawa, da Aldeia Mutum, de Tarauacá, no Acre.

O desfile foi um ritual que uniu dança, canto e celebrações ao redor de uma fogueira, marcando a transformação da natureza em moda, arte e comunhão com a participação de 20 indígenas, acompanhados da cacique Maria Luiza Yawanawa, a Mariazinha, e dos pajés Hushahu Yawanawa e Matsini Vena. Os indígenas celebraram o momento ritualístico, embalando a trilha sonora com canções espirituais de sua etnia cantada ao vivo pelos yawanawa.

Os modelos desfilavam com a coleção ‘Rituais’, que apresentou estampas e texturas inspiradas nos admiráveis desenhos da pajé Hushahu Yawanawa.

A Cavalera levou para o SPFW a arte e cultura do povo Yawanawa (Foto: Andréa Zílio)
Cavalera levou para o SPFW a arte e a cultura do povo Yawanawa (Foto: Andréa Zílio)

O forte simbolismo trouxe a mensagem de paz dos yawanawa, na ‘levada’ do desfile da grife. O povo yawanawa apresentou para o mundo fashion a força que vem da floresta numa celebração transformadora de harmonia e luz.

Para Alberto Hiar, fundador e diretor criativo da Cavalera, a ideia de apresentar a arte dos yawanawa foi uma forma de reconhecer a rica diversidade cultural brasileira.

“Pra mim o mais importante foi trazer a cultura da floresta do Acre para que a gente daqui conheça e respeite. As pessoas não dão importância a nossa biodiversidade. Sempre digo que as pessoas não conhecem o Brasil, que é lindo e que tem uma cultura que amo.”

Para a consultora de moda Gloria Kalil, o desfile apresentou no SPFW, o original com a celebração dos yawanawa. “Foi muito bonito. É sempre maravilhoso ver o original do jeito que ele é. O cenário da moda muda tanto, que é sempre interessante ter esse conteúdo das coisas que ficam pra sempre”, disse Kalil.

A plateia foi composta por celebridades como João Gordo e Otto, além de atores que gravaram cenas da novela “Verdades Secretas”, como a atriz Marieta Severo, que fará o papel de Fani, dona de uma agência de modelos. “Gostei muito do que vi, mais do que a Fani, minha personagem, que só olhou para suas modelos. Amei especialmente a apresentação dos indígenas no desfile”, disse Marieta.

Marlúcia Cândida foi prestigiar o desfile. A primeira-dama realiza vários projetos focados no conceito de sustentabilidade com os povos da floresta no Acre. “Foi muito emocionante ver que a nossa floresta inspira a moda e a arte. Isso nos dá confiança do trabalho que realizamos com os indígenas e os povos da floresta, promovendo
a sustentabilidade e a sua cultura”, comentou

O ator Reynaldo Giannechini, que também participa da novela, desfilou pela Cavalera como modelo destaque.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter