Cursos preparam adolescentes para um novo projeto de vida

Os cursos além de ser uma política da instituição servem como incentivo de mudança para os jovens (Fotos: Marcelo Torres)
Os cursos além de ser uma política da instituição servem como incentivo de mudança para os jovens (Fotos: Marcelo Torres)

O governo do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), iniciou as aulas práticas de três cursos profissionalizantes aos internos das unidades nesta segunda-feira, 11. Ao todo, são mais de 60 jovens que participam desses cursos profissionalizantes.

“Essas atividades são primordiais, pois possibilitam uma mudança de vida e que eles tenham um novo projeto para o futuro, haja vista que o trabalho e o estudo são ferramentas que os afastam da criminalidade”, destacou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.

No Centro Aquiry é ministrado o curso de pintura; na unidade feminina Mocinha Magalhães, o de informática; e na unidade Santa Juliana os adolescentes aprendem sobre Manutenção Predial.

Oportunidade de aprender

O adolescente de 15 anos M.H.S. explica que fazer o curso de profissional de pintura marca uma nova fase em sua vida. “Nunca tive contato com essa profissão. Estou achando maravilhoso conhecer o universo das tintas, misturas de cores e maneiras de aplicá-las. Ao sair daqui pretendo voltar a estudar, mas uma coisa é certa: já estarei capacitado para o trabalho lá fora”, declarou.

A menor K.M.A., de 17 anos, comentou que nunca tivera contato com um computador antes, e agora já faz planos para o futuro. “Lá fora não tinha nenhum conhecimento com a informática nem imaginava aprender a manusear um computador. Essa oportunidade é única para mim, porque a direção da unidade sempre busca meios de trazer para nós uma oportunidade de ensino. Agradeço a todos por esse incentivo”, disse a jovem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter