Curso vai oferecer ferramentas pedagógicas para orientadores da residência médica

 

Mais de 50 pessoas fizeram a inscrição no curso (Foto: Assesoria Sesacre)

Mais de 50 pessoas fizeram a inscrição no curso (Foto: Assesoria Sesacre)

 

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde e a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou na manhã dessa quinta-feira, 17, no auditório da Fecomércio, a abertura do I Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria na Residência Médica.

Thor Dantas e Rosângela: parceria para o trabalho de preparação de futuros especialistas (Foto: Assesoria Sesacre)
Thor Dantas e Rosângela: parceria para o trabalho de preparação de futuros especialistas (Foto: Assesoria Sesacre)

Thor Dantas e Rosângela: parceria para o trabalho de preparação de futuros especialistas (Foto: Assesoria Sesacre)

A carga horária do curso é de 252 horas, sendo 180 horas de ensino a distância e 72 horas presenciais, distribuídas em dois encontros nos meses de maio e setembro. O curso faz parte de um projeto nacional que ocorre em doze Estados brasileiros, sempre em parceria com as universidades.

O curso é gerenciado por um núcleo de docentes formado por supervisores, orientadores de aprendizagem, assessores pedagógicos e facilitadores. No âmbito local, os trabalhos são conduzidos também por professores da Ufac que são previamente capacitados como tutores pela ABEM.

De acordo com Thor Dantas, coordenador do curso de Medicina da Ufac, o curso tem como objetivo capacitar os médicos que atuam e formam os futuros especialistas durante a residência médica. “As atividades dos preceptores de residência médica serão potencializadas com competências pedagógicas”, enfatizou.

Segundo a técnica da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) Rosangela Minard, “tivemos um número de mais de 50 inscritos, isso só em uma semana, sendo um recorde comparado a outros Estados onde já realizamos o curso”.

Rosangela explicou que o conteúdo das aulas é dividido em três eixos: cuidado, educação e gestão de trabalho. E ao final do curso cada preceptor deverá elaborar um projeto de intervenção com o objetivo de qualificação da formação em seu cenário de atuação, tendo como propósito final a evolução da qualidade de residência médica no Acre.

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