O Curso de Tecnologia em Processos Escolares, primeiro do tipo dentro da rede federal de ensino a ser ofertado para funcionários não-docentes (que não exercem a função de professores), teve sua aula inaugural na noite da última segunda-feira, dia 30, no auditório da SEE.
Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), o curso tem duração de três anos e vai formar tecnólogos em processos escolares, que poderão atuar no desenvolvimento e no apoio de diversos processos administrativos e pedagógicos dentro das escolas.
Os participantes do curso de Tecnologia em Processo Escolares conseguiram a vaga em processo seletivo, realizado em agosto de 2011. São duas turmas, uma em Rio Branco e outra no Campus do Ifac, em Cruzeiro do Sul, cada uma com 40 alunos.
Segundo o Diretor do Campus/Rio Branco do Ifac, Breno Silveira, “o curso busca dinamizar o ensino dos processos administrativos no ensino para que se alcance o fortalecimento desses profissionais que, futuramente, estarão auxiliando as novas formas de educação tecnológica do país. O processo de formação que foi proposto espera atender as principais necessidades das instituições de ensino acreanas”.
Convidado para ministrar a aula inaugural, o Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, enfatizou que ações como esta, que promovem o avanço educacional e profissional dos funcionários não-docentes, têm como principal meta “tornar o nosso sistema educacional mais eficaz, assegurando aprendizagem para todos, não importando condições sociais, financeiras e físicas”.
A oportunidade está sendo bem aceita pelos alunos. Antônio Carlos Moura, digitador na Escola Serafim Salgado, disse que pretende continuar até o fim e não desistir de se tornar um tecnólogo no Acre. “Com essa chance que temos agora, podemos alcançar novos horizontes na vida crescendo como pessoas e profissionais”.