Os profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora receberão, dos dias 17 a 20 de fevereiro, aulas da tradicional técnica de massagem corporal indiana, a shantala, ministradas pelo massoterapeuta Bento Marques. O objetivo é ensinar, por meio da teoria e da prática, a massagem como método preventivo e intervenção de baixo custo.
“Sim, os bebês têm necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho, de serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados”
F. Leboyer, obstetra francês
Com uma carga horária de oito horas, o curso terá uma abordagem atualizada sobre o ato de tocar, a importância do afeto e da interação social no desenvolvimento humano. “Vamos levar aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que lidam diretamente com as crianças, as técnicas de alicerce para o amor, para a manutenção da saúde mental e para a boa convivência familiar”, garante Bento.
Surgida na Índia há milhares de anos e trazida ao ocidente pelo obstetra francês Frédérick Leboyer, a shantala – que não tem nome específico na Índia mas foi “batizada” por Leboyer com o nome da primeira indiana que avistou aplicando a massagem em seu bebê – apresenta resultados positivos comprovados cientificamente. É também muito utilizada em bebês com traumas de nascimento e crianças hiperativas, a fim de estimular a inteligência para um melhor rendimento escolar e contribuir para um relacionamento familiar harmônico.