Fez o curso de costureira da SEPN e hoje é instrutora

Benedita da Silva Ferreira mora com o marido e dois filhos no bairro Saboeiro, em Cruzeiro do Sul, e viu sua vida mudar quando conheceu o trabalho da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN). Ela já costurava, fazia cortinas, cortinados e roupas de bebês, quando, em 2012, resolveu participar do curso de corte e costura que a secretaria ofereceu na cidade.

Durante a capacitação e com a prática posterior, Benedita aprendeu a fazer todo tipo de roupa, inclusive vestidos de noiva. Ela já fez vários e tem, no momento, dois encomendados. Ganhou da secretaria uma máquina de costura e com o fruto do trabalho que lhe rende cerca de R$ 2 mil por mês comprou uma máquina de overloque.

Benedita aprendeu a fazer todo tipo de roupa, arranjou muitos clientes e ainda foi chamada para dar cursos (Foto: Onofre Brito)
Benedita aprendeu a fazer todo tipo de roupa, arranjou muitos clientes e ainda foi chamada para dar cursos (Foto: Onofre Brito)

Em sua casa ela montou o salão de costura e mais um mercadinho. Com a renda do trabalho, mantém a casa e paga as contas de água, luz e ainda ajudou a comprar um carro e uma moto. “Hoje mantenho minha casa, sou dona do próprio negócio, tenho minha independência”, exclama.

Seu maior orgulho é que com tão pouco tempo como profissional da costura já atingiu o status de instrutora, tendo sido contratada para ministrar um curso, com duração de dois meses, no presídio feminino, curso este já concluído. Também já foi sondada para dar outro curso e se diz muito satisfeita em poder compartilhar seus conhecimentos com outras mulheres.

Para Benedita, o curso, oferecido pela SEPN e executado por meio do Ceflora ajudou-a a aperfeiçoar o que já sabia e aumentar os conhecimentos: “Eu agora sou professora e é bom que as pessoas que estão começando saibam disso para se sentirem incentivadas. Agradeço a Deus todo dia e também agradeço ao governo, que nos ajudou doando estas maquininhas e com o curso. Tô muito feliz”.