Curso de boas práticas do açaí é realizado em Rio Branco

‡Higienização dos frutos é umas das principais fases do curso de boas práticas do açaí promovido pela Seaprof (Foto: Leônidas Badaró)

Terminou na sexta-feira, 16, mais um curso de boas práticas do açaí, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O objetivo da capacitação é garantir um produto de qualidade, com a higiene necessária em todos os procedimentos, desde a retirada da fruta na floresta, o transporte, até o processamento final, quando o grão do açaí é transformado no líquido que tanto é apreciado pela população.

O curso que já foi realizado em Feijó, Tarauacá e Brasileia capacitou quase 300 pessoas que estão envolvidos em alguma fase da produção do açaí. Agora foi a vez de cerca de 25 produtores de Rio Branco e municípios da Região do Baixo Acre participarem da capacitação.

É a oportunidade para quem sobrevive há muitos anos da fabricação do açaí ter condições de fazer um produto ainda melhor. É o caso, por exemplo, de Benedito da Silva, de Porto Acre. Conhecido na região como Bené do Açaí, já são quase três décadas onde o beneficiamento da fruta é a única fonte de renda de sua família. A produção chega aos 10 mil litros de açaí por ano.

•Bené é produtor em Porto Acre e agradeceu a oportunidade de poder fabricar um açaí ainda com mais qualidade (Foto: Leônidas Badaró)

“Trabalho com açaí há 28 anos e compro a produção de 15 famílias. Fazia muito tempo que esperava por um curso como esse, onde vamos ter condições de fazer um produto ainda melhor para poder vender não só em Porto Acre, mas também em outros municípios do estado e quem sabe até para outros cantos do país”, destaca Bené.

A qualificação envolve representantes de toda a cadeia produtiva e foi dividida em três dias, com teoria e prática.

“Essa é uma determinação do nosso governador Tião Viana para que a gente melhore a cadeia produtiva, melhorando a higienização e garantindo que a população possa consumir o açaí com todas as garantias”, destaca Thaumaturgo Neto, gestor da Seaprof.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter