Tião Viana e setor industrial avaliam o ano e debatem perspectivas para 2017

Reunião entre empresários e equipe de governo foi realizada na Casa Civil (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na sexta-feira, 16, com empresários locais para uma avaliação do ano de 2016 e anunciar medidas para enfrentar a crise econômica no ano que se inicia. O encontro foi proposto pelo presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, e contou com a presença de dez empresários dos segmentos da construção civil, alimentício e confecções.

“Precisamos ter essa aproximação com o Executivo, porque no momento de dificuldade a desinformação causa incerteza, e ouvindo diretamente do governo e da sua equipe o que ele está fazendo pela categoria, temos uma garantia de melhorias, traz um alento em relação ao ano que vai chegar”, disse o presidente da Fieac.

Tião Viana destacou que 2017 será um ano de grandes investimentos na Segurança Pública e de dias melhores no setor da construção civil, que sofreu bastante em 2016 com os vários cortes e contingenciamento de recursos, promovidos pelo governo federal, destinados às obras públicas.

Mesmo em um cenário de crise e desaceleração, o Acre se destacou como o único estado da Região Norte – e um dos sete do país – que alcançou superávit primário nas contas de 2016, tendo mais receitas que despesas.

Acre foi um dos estados que mais apresentou crescimento nas vendas no varejo (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Dados divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que no Acre houve um crescimento de 2,3% nas vendas no varejo em outubro deste ano, comparado a setembro. O número é bastante expressivo, pois, com a crise econômica, o país acumulou recuo de 0,8% no mesmo período, enquanto nos últimos 12 meses as vendas caíram 8,2% no cenário nacional.

Além disso, o Acre esteve por vários meses consecutivos, de maio em diante, entre os cinco estados brasileiros que mais contrataram do que demitiram, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

Para a presidente Sindicato da Indústria Madeireira do Acre (Sindusmad), Adelaide de Fátima Gonçalves, a expetativa para o ano que vem no setor também é de crescimento.

“Vamos fechar 2016 com dez indústrias sendo instaladas em Manoel Urbano, mais quatro empresas novas chegando no estado, uma em Xapuri outra na Transacreana e duas que estão sendo negociadas. Isso nos dá a esperança de que 2017 será melhor para o nosso setor, ainda mais porque o governador tem se comprometido conosco, e anunciou hoje pacotes de obras para o ano que vem, o que vai fortalecer a construção civil que é um dos principais consumidores de madeiras que a gente produz aqui no estado” comentou.

Após ouvir todos os presentes, o governador agradeceu a presença dos empresários e disse que, junto com sua equipe, vai continuar trabalhando para alavancar a economia acreana em 2017.

Tião Viana ressaltou ainda que mantém o compromisso de pagamento em dia dos salários de todos os servidores, o que contribui para a movimentação dos setores da indústria e do comércio local.