Curso de Auriculoterapia é oferecido pela primeira vez a profissionais de saúde do Acre

Uma técnica chinesa que tem ajudado os que sofrem com problemas respiratórios, reumáticos, hormonais, ansiedade e depressão. A Auriculoterapia é um método terapêutico que consiste na estimulação de vários pontos da orelha.

O método é realizado com o uso de sementes magnéticas que estimulam pontos estratégicos da orelha que estão ligados a diversos órgãos do corpo. Dessa forma, quando esses pontos são estimulados, é possível tratar ou aliviar os sintomas.

Os resultados são tão positivos que o próprio Ministério da Saúde (MS) incentiva esse tipo de terapia.

Tanto que a Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do MS e a Universidade Federal de Santa Cantarina (UFSC) oferecem a formação em Auriculoterapia para profissionais de saúde na atenção básica.

Mais de três mil profissionais de saúde de diversos estados do Brasil já estão capacitados e oferecem a técnica aos usuários das Unidades Básicas de Saúde.

No Acre, 43 profissionais de saúde de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Porto Walter compõem a primeira turma de profissionais capacitados em Auriculoterapia do estado.

Nesta sexta-feira, 24, haverá a última etapa presencial do curso, já que a primeira fase foi realizada no modelo de ensino à distância.

Outra vantagem do método é seu baixo custo.

Fátima Farias, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SC) e palestrante, destaca que a terapia tem gerado bons resultados por parte dos usuários onde a prática já foi implantada. “Muitas vezes a demanda é tão grande que temos que organizar um fluxo de atendimento para atender todos os que procuram o serviço.”

Até o momento, 19 estados brasileiros já possuem profissionais de saúde capacitados para oferecer a Auriculoterapia aos usuários.

A capacitação começa às 8 horas, no auditório Carlos Alberto Simão Antônio, no Centro de Convenção da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter