Cecon antecipa Campanha Outubro Rosa no próximo mês

Quem cogitou a suspensão dos serviços no Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), referência no diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero no estado, com a implantação do Hospital de Barretos na capital acreana, também chamado de Hospital do Amor, está completamente enganado. A unidade não só mantém os atendimentos como vem fortalecendo seu vínculo e prestação de serviços junto às mulheres do estado.

A gerente de assistência do Cecon, Carina Hechenberger, fala da expectativa da inauguração do Hospital de Barretos em Rio Branco como mais uma opção de assistência à população acreana.

“A implantação do Hospital do Amor vem para somar, diversificar mais ainda as opções de atendimento. O Cecon é uma unidade de referência no Estado para o atendimento de mamografias e laboratório de citopatologia do preventivo do câncer de colo uterino. O Cecon permanece em plena atividade, oferecendo os atendimentos que já realiza. Com a chegada do Hospital de Barretos o Cecon vai ser mais um a acrescentar à mulher esse cuidado na prevenção do câncer de colo do útero e de mama”, esclarece.

No próximo mês, por exemplo, o Centro de Controle Oncológico do Acre vai antecipar as ações da Campanha do Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce, realizando exames de mamografia sem a necessidade de agendamento prévio nas unidades básicas de saúde. Mulheres acima de 40 anos, ou com alguma indicação médica que necessite passar pelo procedimento podem ir direto ao Cecon para fazer o exame.

Ainda de acordo com Carina Hechenberger, para fazer o exame durante o período da campanha, que começa a valer no próximo dia 3, basta que o paciente compareça ao Cecon com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e comprovante de residência, que dependendo da demanda do dia, caso tenha vaga, já realiza a mamografia na mesma hora.

Gerente de assistência, Carina Hechenberger, explica que Cecon tem capacidade de realizar 80 mamografias por dia (Foto: Júnior Aguiar)

“Nós temos uma capacidade diária para realizar 80 mamografias, sendo que em alguns dias não chegamos a atender nem 20 mulheres. A antecipação do Outubro Rosa a partir do dia 3 de setembro é uma forma de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Felizmente hoje não temos demanda nenhuma reprimida. A mulher chega e já faz a mamografia”, destaca.

Quando há alteração do exame preventivo do câncer de colo do útero, o PCCU, Carina lembra que as consultas são agendadas na própria unidade básica onde a mulher realizou o exame. Lá ela será informada sobre a data e o horário da consulta com o médico especializado. Em relação as alterações na mamografia, o agendamento já não é realizado pela unidade básica de saúde, e sim pelo próprio Cecon.

“Uma vez identificado alguma alteração na mamografia nós mesmos já agendamos a consulta com o especialista, no caso o mastologista. Hoje para esse tipo de atendimento nós também não temos nenhuma demanda reprimida”, pontua Hechenberger.

O atendimento de livre demanda para a realização de mamografias durante a campanha do Outubro Rosa é direcionado as mulheres acima dos 40 anos que tenham interesse de realizar o procedimento. As demais que precisem passar pelo exame devem ter em mãos a solicitação médica.

Oferta maior que a demanda

Mesmo antes do início da campanha que dispensará o agendamento por meio da unidade básica de saúde, hoje em decorrência da baixa procura por mamografias, as pacientes que chegam para buscar informações sobre o procedimento já saem da unidade com o exame realizado. É o caso da dona de casa Maria do Socorro Alves, de 58 anos.

“Fui agendar e disseram que eu já poderia fazer a mamografia hoje mesmo se eu quisesse. É uma benção isso, além do bom atendimento temos aqui agilidade e facilidade para fazer o exame. Quando fiz a mamografia pela primeira vez, há alguns anos, não tive essa facilidade”, comemora.

Quem também estava surpresa em conseguir fazer a mamografia sem passar por agendamento ou encontrar filas no local era a funcionária pública Sebastiana Andrade, de 54 anos. “Vim para a consulta e o médico solicitou a mamografia me informando que eu já poderia fazer hoje mesmo, o que é maravilhoso. Desde 2010, quando iniciei esse cuidado, fazendo o exame anualmente, sou muito bem atendida aqui no Cecon e não encontro dificuldades em passar pelo procedimento”, comenta.

Sebastiana Andrade elogiou o serviço ao descobrir que podia fazer a mamografia no mesmo dia (Foto: Júnior Aguiar)

Garantido o acesso

Como forma de suprir a necessidade e reforçar o atendimento de pacientes do interior, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) também realiza parceria com as unidades municipais de saúde, viabilizando um dia de atendimento exclusivo no Cecon para o exame preventivo do câncer de mama com mulheres vindas de outros municípios.

De janeiro de 2011 a julho de 2018, o Cecon realizou mais de 39,6 mil exames de mamografias, tendo oferecido só no ano de 2018 até agora mais de 24,5 mil procedimentos, entre consultas ginecológicas, biópsias, ultrassonografias, colposcopia, entre outros serviços que oferece gratuitamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde do Acre.

A mamografia é o exame que possibilita detectar o câncer de mama antes mesmo do surgimento dos sintomas. A entrega do resultado acontece com até 20 dias após a sua realização. O Cecon funciona das 7 às 17horas com horário marcado. As mamografias são realizadas em três horários diferentes: 7, 11 e 13 horas.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter