Cuidar da água é garantir um direito à vida

No Acre, a bacia hidrográfica representa a maior fonte de água do estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)
No Acre, a bacia hidrográfica representa a maior fonte de água do estado (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A água é um bem público, constituindo um direito humano fundamental à vida.  Em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo, 22, em todo o mundo. A data foi instituída para que a população e o poder público possam promover discussões sobre assuntos ligados à água. Na oportunidade, a ONU publicou a Declaração Universal dos Direitos das Águas, um documento que apresenta dez artigos que podem ser tema de discussão, reflexão e análise.

Cuidar desse bem é dever do poder público e da sociedade civil. No Acre, a bacia hidrográfica representa a maior fonte de água do estado, servindo para o consumo da população, manutenção da cobertura vegetal e para o desenvolvimento de diversas atividades.

Os rios, igarapés e nascentes do Acre compõem a região hidrográfica Amazônica. A formação de grande parte das cidades acreanas se deu a partir do curso dos rios. Além disso, a bacia hidrográfica faz parte da formação cultural e política da população, ajudando a definir a identidade do estado.

Você sabia?

O Ano Internacional de Cooperação pela Água foi 2013. O período foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como forma de incentivar o uso nacional dos recursos hídricos do planeta! 

Beba mais água!

Mais de 70% do organismo humano é composto de água, e cada pessoa tem uma necessidade diferente de consumo. Diariamente o ser humano perde aproximadamente 2,3 litros de água, por isso é necessário repor, ingerindo, em média, 1,5 litro, no caso de líquidos, e 1 litro, com o consumo de alimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter