Gestão de recursos hídricos busca garantir água para futuras gerações

As grandes enchentes e secas são os eventos climáticos mais intensos vividos no Acre (Sérgio Vale/Secom)
As grandes enchentes e as secas são os eventos climáticos mais intensos vividos no Acre (Sérgio Vale/Secom)

A grande incidência de eventos hidrometeorológicos críticos torna cada vez mais importante a aliança entre poder público e sociedade civil para proteção dos recursos naturais. A água é um desses recursos que está em risco, caso os seres humanos continuem fazendo uso indiscriminado.

No Acre, a bacia hidrográfica é a principal fonte de captação de água para consumo humano em áreas urbanas, na zona rural, consumo animal, no setor industrial e para irrigação. O Acre foi o primeiro estado da Região Norte a implantar o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PLERH), criado e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com a ajuda e participação de diversos órgãos públicos e da sociedade.

O plano chama a atenção dos órgãos públicos e da sociedade civil para conscientização e preservação ambiental. (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Plano chama a atenção dos órgãos públicos e da sociedade civil para conscientização e preservação ambiental (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O plano viabiliza a preservação dos recursos hídricos, levando em conta a necessidade do uso racional e consciente, para garantir a sobrevivência às futuras gerações. Em sua execução são realizadas ações de conscientização e preservação ambiental, desenvolvidas desde 2012, atuando nas bacias que apresentam maior área degradada pelo homem.

O monitoramento dos eventos hidrometeorológicos críticos, com a implantação da Unidade de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico do Estado do Acre, que atua na defesa contra secas e inundações, a modernização da rede hidrometeorológica do estado, implantação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a realização do programa Ruas do Povo, são os principais avanços conquistados por intermédio do PLERH.

O titular da Sema, Edegard de Deus, ressalta os resultados que já foram alcançados com a execução do plano. “O trabalho do governo é identificar os problemas e investir na resolução deles. O PLERH foi o ponto de partida não só para o poder público, mas também para que a população se conscientizasse do seu papel e nos ajudasse a fazer uma melhor gestão dos recursos hídricos”, declara.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter