Cruzeiro do Sul recebe novo software para apoiar gestão ambiental e territorial

Programa vai auxiliar as gestões municipais em seu planejamento

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) iniciam hoje uma capacitação para os gestores municipais, em Cruzeiro do Sul. O curso, que vai até o dia 28 deste mês, visa o treinamento no software Terra View, aplicativo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a gestores de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá. 

O curso faz parte do programa SIPAM Cidades, que visa fornecer às prefeituras da Amazônia Legal um instrumento de apoio ao planejamento municipal, facilitando a tomada de decisões com vista ao progresso socioeconômico e ambiental dos municípios e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida de suas populações, auxiliando a modernização da gestão ambiental municipal. 

A integração de informações com infraestrutura tecnológica gera conhecimentos atualizados para articulação, planejamento e coordenação de ações governamentais. Isso compõe uma estratégia de proteção da Amazônia, visando a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região. 

"O Terra View é um software que vai ajudar a traduzir as informações que cada gestão tem em dados espaciais. Estruturas como pontes e ramais são levantadas e então transformadas em mapas, a partir dos quais cada município poderá enxergar melhor suas demandas e estratégias para seu trabalho", explica a técnica do Departamento de Gestão Territorial e Ambiental da Sema Cynara França. 

Duas outras capacitações foram feitas anteriormente, em duas regionais do Estado. A primeira etapa ocorreu em Epitaciolândia, de 15 a 19 de junho, com a participação de representantes de Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri. A segunda foi no período de 20 a 24 de julho, em Rio Branco, com a participação de representantes de Manuel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco e Sena Madureira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter