Cruzeiro do Sul festeja a 98ª edição da festa de sua padroeira

Padre Francisco Nepomuceno: “O tema da festa é misericórdia que é o que o nosso mundo precisa” (Foto: Flaviano Schneider)
Padre Francisco Nepomuceno: “O tema da festa é misericórdia, que é o que o nosso mundo precisa” (Foto: Flaviano Schneider)

Começa nesta sexta-feira, 5, às 19h30, a 98ª edição do Novenário de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, a maior festa religiosa do Acre, com celebração feita pelo bispo dom Mosé Pontello.

A abertura terá o hasteamento dos pavilhões estadual, municipal e da padroeira, com participação da banda do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61 BIS). Neste ano, o tema será Mãe da Glória, Plena de Misericórdia, já que este é o ano santo da misericórdia, proclamado pelo papa Francisco, como explica o pároco da catedral, Francisco Nepomuceno, coordenador dos festejos.

A partir de sábado, a Igreja Católica promove nove noites de novenas, e no dia 15 será realizada a tradicional procissão no centro da cidade, que atrai todos os anos milhares de peregrinos de vários estados do Brasil, municípios acreanos e devotos do interior do Vale do Juruá.

Feira do novenário

A Secretaria de Pequenos Negócios vai dar suporte a 60 empreendedores durante a feira (Foto Flaviano Schneider)
Secretaria de Pequenos Negócios vai dar suporte a 60 empreendedores durante a feira (Foto Flaviano Schneider)

No ano passado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi o organizador da feira do novenário, com apoio do governo do Estado, especialmente da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN). O faturamento nas 11 noites de festa alcançou os R$ 2 milhões.

“Neste ano, apesar da crise, queremos pelo menos repetir o mesmo faturamento”, destaca o gerente do Sebrae em Cruzeiro do Sul, Manoel Orleilson.

Ele conta que serão mais de 400 expositores, com destaque para um estande que vai comercializar o feijão de Marechal Thaumaturgo, produto que anda escasso e caro em todo o Brasil. Também a famosa farinha milhitos de Tarauacá estará à venda na feira, bem como toda uma série de produtos regionais, como os biscoitinhos de goma da vila Assis Brasil, farinha de tapioca, artesanatos locais, incluindo os indígenas, produtos do polo moveleiro, comidas típicas e a farinha da Central de Cooperativas.

A gestora da SEPN Marisa Diniz destaca a presença na feira de 60 empreendimentos apoiados pela secretaria, com o suporte das barracas do setor de Economia Solidária.

Lembrando que na semana passada os empreendedores participaram da festa de aniversário de Rodrigues Alves, com um bom faturamento, Marisa ressalta que as feiras têm atingido o objetivo de gerar renda para os pequenos negócios e melhorar a qualidade de vida das famílias.

Confira a programação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter