Cruzeiro do Sul recebeu na quarta-feira, 25, a primeira edição da Expociência Juruá, uma grande feira com a exposição de projetos de ciência, tecnologia e inovação. A feira foi realizada no Complexo Esportivo Alailton Negreiros.
A abertura do evento ocorreu no Teatro dos Nauas com a palestra “Inovação aplicada ao ensino da ciência” ministrada pelo professor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Yuri Karacas e com apresentação folclórica e musical.
“Realizar a primeira edição da Expociência em Cruzeiro do Sul foi uma grande alegria. Os trabalhos apresentados pelos estudantes foram ótimos e a participação da população cruzeirense foi muito positiva”, diz Renata Souza, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.
A feira tem o objetivo de difundir e popularizar a ciência, tecnologia e inovação por meio dos projetos desenvolvidos no estado. O evento contou com exposição de trabalhos e projetos de 30 escolas estaduais, apresentações culturais, experimentos científicos, palestras, minicursos e doação de mudas.
A gerente da Unidade Integrada do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Juruá, Ana Júlia Bettencourt, destacou a relevância da Expociência. “Para Cruzeiro do Sul o evento é muito importante, principalmente para que os alunos e os professores dessa área de ciência e tecnologia possam mostrar o que se faz na sala de aula”, afirma.
Além das escolas estaduais, o evento teve a participação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Instituto Dom Moacyr (IDM), Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (Sepn), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sesi/Senai e Ciretran.