Crianças participam de encerramento do Maio Amarelo em Cruzeiro do Sul

Crianças de quatro escolas fizeram apresentações (Foto: Flaviano Schneider /Detran)
Crianças de quatro escolas fizeram apresentações (Foto: Flaviano Schneider)

O encerramento da programação do Movimento Maio Amarelo em Cruzeiro do Sul realizou-se no sábado, 4, na Praça Central com uma grande festa, cujos atores principais foram as crianças. As escolas de ensino infantil Osvaldo Lima, Maria Nazaré de Lima e Madre Anselma, além do Jardim São Francisco, fizeram apresentações sobre o tema da educação no trânsito e mostraram o quanto elas já expressam uma nova consciência sobre o assunto.

Mônica Miranda: “As crianças são os cidadãos que vão atuar no trânsito e também são formadoras de opinião com relação aos pais”. (Foto: Flaviano Schneider /Detran)
Mônica Miranda: “As crianças são os cidadãos que vão atuar no trânsito, e também são formadoras de opinião com relação aos pais” (Foto: Flaviano Schneider)

O gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Valdeci Dantas, emocionou-se ao ver o empenho das crianças em demonstrar o que já aprenderam: “Se saísse hoje da direção da Ciretran, sairia feliz por saber que uma semente foi plantada e ela germinou”, disse.

Só neste ano, em Cruzeiro do Sul, já ocorreram sete mortes no trânsito. Para Dantas, a perda dessas vidas é inaceitável, e a única esperança é a conscientização dos condutores e a educação das crianças para que levem as informações para suas casas e cobrem de seus pais.

Ainda segundo Dantas, quando um agente público chama a atenção de um condutor ou de um pedestre, a tendência é que isto não seja bem aceito, mas se a advertência vem de um pequenino, de um filho ou de um irmão, a pessoa reflete mais.

A gestora da escola Osvaldo Lima, Mônica Miranda, considera gratificante preparar as crianças para o trânsito: “Elas são os cidadãos que vão atuar no trânsito, e também são formadoras de opinião com relação aos pais”.

Maria Pereira de Souza: “Investindo nas crianças, a gente está garantindo um trânsito melhor no futuro” (Foto: Flaviano Schneider /Detran)
Maria Pereira de Souza: “Investindo nas crianças, a gente está garantindo um trânsito melhor no futuro” (Foto: Flaviano Schneider)

A diretora do Jardim de Infância São Francisco, Maria Pereira de Souza, verificou nas atividades realizadas que as crianças policiam os pais, que elas observam no dia a dia quem atravessou fora da faixa, quem furou o sinal, quem estava sem o cinto de segurança. “Investindo nas crianças, a gente está garantindo um trânsito melhor no futuro”, comentou.

Maio Amarelo

O Detran realizou atividades em Cruzeiro do Sul durante todo o mês de maio, como palestra para todos os militares do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e ações nas ruas e nas escolas diariamente. Além disso, houve visitas à instituições e distribuição de materiais da campanha, com divulgação por meio de painéis instalados em vários pontos da cidade.

O mês de julho deverá ser todo dedicado à educação de motociclistas, atualmente é o segmento mais problemático.