Sema promove distribuição de mudas e conscientização ambiental no shopping

Semana meio ambiente (3)
Espécies foram distribuídas gratuitamente (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Uma das principais atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente é a distribuição de mudas à comunidade. As espécies são ofertadas gratuitamente, estimulando a consciência ambiental das pessoas que optam por cultivar árvores nos quintais de suas casas.

A última ação foi realizada, durante o fim de semana, no Via Verde Shopping, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Para terem direito a uma planta, os interessados tinham que reutilizar copos descartáveis, que iriam para o lixo, para adubar suas mudas e levar para casa.

Lívia da Silva fez questão de pegar mudas para plantar em casa (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Lívia da Silva fez questão de pegar mudas para plantar em casa (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A atendente de uma loja no shopping, Lívia da Silva, aprovou a iniciativa do Estado. “Achei a ideia de distribuir mudas no shopping ótima, pois ajuda o meio ambiente. As minhas mudinhas vou plantar na minha casa, já tenho um jardim e um canteiro cheio de alface, cebola e chicória”, contou.

No estande do governo do Estado, os visitantes também apreciaram mostras dos produtos da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac). Ao todo, mil mudas, oriundas dos viveiros da Floresta e Universidade Federal do Acre (Ufac) e Hidropônicos Buritis, foram ofertadas ao público.

Neste ano, a Semana do Meio Ambiente tem como tema a sustentabilidade: “Por um Acre Sustentável com mais Qualidade de Vida”. A programação se estende até a próxima sexta-feira, 10.

Exposição Chandless

Os visitantes também apreciaram uma exposição fotográfica sobre o Chandless (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Os visitantes também apreciaram uma exposição fotográfica sobre o Chandless (Foto: Maria Meirelles/Secom)

No hall de entrada do Via Verde Shopping, os visitantes apreciaram uma exposição fotográfica sobre o Parque Estadual Chandless. Localizada entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, a unidade de conservação abrange cerca de 4% do território acreano.

O Chandless é o segundo maior parque da Região Norte e detém uma das áreas mais ricas em biodiversidade, um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. O último registro chegou a 1.374 espécies animais, entre as quais estão mais de 400 aves. São mais de 690 mil hectares de área protegida de maneira integral.