A garotada fez bonito na apresentação de encerramento da “Oficina de Canto Popular”, ministrada na Escola de Música do Acre (Emac). A plateia composta por familiares aplaudiu o grupo a cada música apresentada, cujo repertório incluiu ‘A Rã’, de João Donato, ‘Acre Querido’, de Da Costa, ‘Silêncio’, da banda Los Porongas, ‘Festa dos Bichos’, de Rodolfo Minari e uma canção de autoria do grupo chamada ‘Canto da Emac’.
A oficina faz parte do projeto de formação da Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Departamento de Apoio às Artes (Dartes) e Emac.
A formação musical
O grupo, com idade de 8 a 13 anos, durante um mês embarcou no estudo da música de forma lúdica com noções básicas de canto. O resultado para artista Kelen Mendes foi satisfatório, principalmente porque os alunos assimilaram canções que não são acessadas facilmente.
“Utilizar a oficina como espaço de troca também é um trabalho que precisa ter continuidade e ressaltado”, disse.
Encantada com a riqueza das canções, a aluna Ludymila Maia, 11 anos, mergulhou pela primeira vez na produção autoral acreana. Ela afirma que serviu como um incentivo para continuar a formação em música.
“Amo cantar e essa oficina foi um aprendizado muito bom com a professora ensinando o ‘tom’ de cada canção. As músicas da nossa região são lindas e quero conhecer muito mais sobre elas e me especializar em música. Agora é torcer pra conseguir entrar aqui na escola”, comentou Ludymila.
Para a Kelen, o retorno foi tanto das crianças envolvidas como dos pais. “Eles perceberam o que transpomos para chegar ao resultado. Toda oficina tem um retorno que acaba preenchendo o espírito. Alimenta a alma cantar com crianças”.