Dados levantados pela Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) apontam o crescimento da economia associado ao aumento de empreendimentos turísticos no Vale do Juruá. Assim, o governo do Estado está articulando uma série de projetos de fomento ao turismo na região.
Segundo a Setul, entre 2013 e 2014 houve um crescimento geral do setor no que diz respeito ao fluxo de visitantes no estado, com um percentual de 33,5%.
No Vale do Juruá, os meios de hospedagem cresceram 8%, num total de 27 hotéis. O número de leitos saltou para 1.847, isto é, 24,7%. A renda gerada com hospedagens de maio a setembro de 2015 superou os R$ 500 mil.
Os números de empreendimentos turísticos também são animadores, chegando a 56 na região, sendo 31 apenas em Cruzeiro do Sul. Em 2014, só na ExpoJuruá foram movimentados mais de R$ 23 milhões naquela cidade.
O mercado profissional também está sendo aquecido constantemente. Investimentos em formação técnica têm sido a aposta do Estado, que qualificou recentemente uma nova turma de guias de turismo em Cruzeiro do Sul, por intermédio do Instituto Dom Moacyr (IDM).
De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, o governo tem um olhar especial para aquela região, sempre com o intuito de fortalecer as atividades do setor. “Dentro das principais ações que constam no Plano e Lei de Turismo para o Vale do Juruá, estão capacitações em ecoturismo, empresariado, turismo de aventura e de base comunitária, fortalecimento da gastronomia e requalificação do Igarapé Preto, entre outras.
Já estão a caminho projetos de qualificação turística e ambiental no Rio Croa e no Igarapé Preto, além da entrega de três aldeias com infraestrutura adequada para receber turistas e da elaboração do inventário gastronômico de Cruzeiro do Sul.