Cozinha comunitária vai viabilizar aumento de produção de doces

A cozinha comunitária vai possibilitar o aumento da produção de doces de banana (Foto: Maria Meirelles/Secom)
A cozinha comunitária vai possibilitar o aumento da produção de doces de banana (Foto: Maria Meirelles/Secom)

Famosas pela produção de doce de banana, as produtoras do Polo Agroflorestal Hélio Melo, em Rio Branco, estão ansiosas para utilizar a cozinha comunitária, construída pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN). O empreendimento, previsto para ser inaugurado em setembro, vai beneficiar, inicialmente, 25 famílias da região.

A cozinha será gerida pelas doceiras. Um investimento que reúne recursos dos governos federal e estadual, somando o montante de mais de R$ 280 mil. Além do pequeno negócio comunitário, com estrutura e maquinário adequados para produção em maior escala, as mulheres receberam uma capacitação no curso de preparador de doces e conservas, por meio do Pronatec e do Instituto Dom Moacyr.

Nesta segunda-feira, 20, o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, visitou o empreendimento para vistoriar a entrega de alguns equipamentos. “Estamos em processo de montagem dos equipamentos, e em breve vamos inaugurar mais um negócio, que vai gerar emprego e renda para a comunidade”, destacou o gestor.

Segundo a doceira Hélida Guimarães, a cozinha vai possibilitar o aumento da produção. “A nossa produção artesanal é de 500 quilos de doces de banana por semana. Com os equipamentos industriais da cozinha, pretendemos produzir cerca de dois mil quilos semanais. Vamos ampliar nossa renda e poder fechar mais negócios”, explicou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter