Cotidiano de produtores do Humaitá é intenso e sustentável

Uma das principais culturas dos produtores orgânicos do Humaitá é a produção de bananas (Foto: Leônidas Badaró)
Uma das principais culturas dos produtores orgânicos do Humaitá é a produção de bananas (Foto: Leônidas Badaró)

As primeiras reuniões foram realizadas no fim do ano de 1998. Os produtores rurais do Projeto de Assentamento Dirigido Humaitá, em Porto Acre, tinham tomado uma decisão: queriam eliminar o uso do fogo e dos agrotóxicos na produção de alimentos.

Passados quase 16 anos, esses produtores se tornaram referência na produção de alimentos orgânicos no Acre. Hoje, são 20 associados que fazem parte do Grupo de Agricultores Ecológicos do Humaitá e se orgulham de produzir alimentos livres de qualquer tipo de tratamento químico.

A rotina não é fácil. Para eliminar o uso do fogo e dos agrotóxicos, é preciso um trabalho muito cuidadoso nas lavouras. Quem produz aqui sabe que é preciso respeitar a natureza. Por isso, os agricultores orgânicos do Humaitá apostam na diversidade de culturas para não cansar a terra e ter condições de produzir durante todo o ano.

Valdir de Souza é um dos mais antigos produtores da região e tem orgulho da produção orgânica (Foto: Leônidas Badaró)
Valdir de Souza é um dos mais antigos produtores da região e tem orgulho da produção orgânica (Foto: Leônidas Badaró)

Por lá, planta-se um pouco de tudo -banana, mandioca, abacaxi, pupunha, café, gergelim, maracujá e mamão são alguns exemplos do que é cultivado pelos agricultores.

São produtores como Valdir Souza, morador do local há mais de 35 anos. As palavras são carregadas de orgulho. “Estou há mais de quinze anos sem usar fogo na minha terra. A minha maior satisfação é ter a certeza que o cliente que comprar um produto produzido por mim vai comer um alimento saudável. Tenho muito orgulho de ter criado os meus filhos da minha produção”, afirma o agricultor de 52 anos.

Comercialização e aproveitamento de tudo que se produz

Produtora usa fogão a lenha para fazer requeijão e aumentar a renda da família (Foto: Leônidas Badaró)
Produtora usa fogão a lenha para fazer requeijão e aumentar a renda da família (Foto: Leônidas Badaró)

Uma vez por semana, os agricultores orgânicos do Humaitá trazem sua produção para ser comercializada em Rio Branco. Mas, se engana quem pensa que a produção se restringe apenas as frutas, verduras e hortaliças.

Na comunidade, as mulheres têm um papel extremamente importante para garantir mais renda às famílias. Durante a semana, elas preparam bolos de mandioca e milho. Do leite, produzem queijos, manteiga e requeijão. Das frutas são feitos doces dos mais variados. “A gente aproveita tudo que pode. Ao longo dos anos descobrimos que os doces feitos em casa faziam sucesso entre os clientes. Todas nós produzimos alguma coisa, levamos pra cidade e ajudamos a renda das nossas famílias”, afirma Alverina Santos, enquanto a beira do fogão à lenha prepara um requeijão.

Na sexta-feira é dia de trazer a produção para Rio Branco. Sinônimo de muito trabalho. Às duas da manhã o caminhão da associação começa a passar nas áreas dos produtores para o embarque dos produtos que serão comercializados. O trabalho é feito no sistema de mutirão. Todo mundo se ajuda. Quatro horas depois, finalmente os produtores chegam à Feira de Produtos Orgânicos. “Não é fácil produzir de forma orgânica. Mas, nossa comunidade tem muito orgulho do caminho de respeito à natureza e ao ser humano que nos tornamos. Quando chegamos aqui na feira e vendemos nossa produção aos clientes é extremamente recompensador”, destaca Miciléia Carneiro, presidente do Grupo de Agricultores Orgânicos do Humaitá.

A feira funciona toda sexta e sábado no calçadão em frente ao Terminal Urbano a partir das seis horas da manhã.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter