Em dicionários ou ferramentas de pesquisa, a palavra Bombeiro é a definição dada a pessoas que apagam incêndios, contudo a profissão não se limita exclusivamente a esse tipo de serviço. O resgate de animal é um dos mais requisitados no Acre, chegando o Corpo de Bombeiros a atender 300 chamados por mês em todo o estado.
Na manhã da última quarta-feira, 4, um bicho-preguiça foi visto sendo arrastado por um balseiro acumulado dentro do Rio Acre, nas proximidades da ponte Juscelino Kubitschek. Imediatamente ao serem acionados, o Corpo de Bombeiros, utilizando a técnica de rapel, conseguiu desprender o animal e encaminhá-lo para atendimento médico.
“Identificamos que era uma situação de emergência então resolvemos utilizar a técnica de rapel para retirar o animal que estava à deriva em cima de balseiros na água, provavelmente há um dia. Um palpite é de que ela deveria estar em algum galho de árvore às margens do rio e acabou caindo e se agarrando aos balseiros”, explicou um dos bombeiros que participaram do resgate, cabo Diego Ayslan.
Com sinais de desidratação, muito debilitado e precisando de cuidados, a equipe encaminhou o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, localizado no bairro Vila Acre onde permaneceu para receber atendimento de um veterinário. Após o restabelecimento de sua saúde, o animal será novamente inserido ao seu habitat natural.
Com informações do Corpo de Bombeiros do Acre