Com a missão de “vidas alheias, riquezas salvar”, 40 soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) participaram, na manhã desta segunda-feira, 24, da aula inaugural da 15ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, no Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), em Rio Branco.
A capacitação é uma realização do governo do Acre, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Força Nacional, para potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Os combatentes receberão 55 horas-aula em qualificações de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios florestais, sobrevivência em ambiente de selva e outras áreas afins.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, lembrou o trabalho antecipado que a corporação vem realizando, nos últimos anos, para o estabelecimento de parcerias, convênios e realização de trabalhos preventivos.
“As ações que adotamos foram ao encontro da população e dos municípios e possibilitaram o sucesso que temos hoje no estado do Acre. Estamos trabalhando de forma antecipada, fazendo com que o estado saia na frente”, destacou.
O comandante do batalhão de Epitaciolândia, capitão Ricardo Moura, participou, pela primeira vez, da instrução de nivelamento. Para ele, a participação é primordial para o desenvolvimento das atividades no município em que atua e nas cidades vizinhas, Brasileia e Assis Brasil.
“É uma experiência ímpar, na qual pretendo adquirir a maior quantidade de conhecimento possível para repassar à tropa, para que possamos prestar melhor atendimento para toda a população”, afirmou.
Parcerias que geram resultados
Na aula inaugural, estiveram presentes representantes de entidades parceiras do projeto. Entre eles, o gestor adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Evandro Silva, e o coordenador geral do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Sérgio Albuquerque.
A solenidade também contou com a presença do subcomandante do CBMAC, Éden Silva, demais gestores e servidores da corporação, além de representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Combatentes de oito estados compõem a equipe da Força Nacional, no Acre.
O capitão Luiz Paulo Rodrigues, do CBM Maranhão e coordenador da 15ª INC Florestal, explicou que o serviço de prevenção tem sido inovador no Acre, com a conscientização da população e a capacitação das tropas.
“A partir do momento que capacitamos a tropa, a resposta ao combate dos focos de incêndio é notório e os índices caem significativamente. Essa capacitação já está prevenindo o ciclo de incêndios do próximo ano”, ressaltou o coordenador.
Com o estabelecimento das parcerias, equipes de bombeiros acreanos participam de INCs nos demais estados e cumprem missões em outros países. Com mais uma edição do programa, o governo do Acre eleva a capacidade de resposta aos incêndios florestais e, sobretudo, eleva a qualificação técnica dos operadores de segurança pública incumbidos da atividade de proteção do meio ambiente.