Corpo de Bombeiros Militar inicia programação referente ao Novembro Azul

Com o tema Heróis que se cuidam, salvam mais vidas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), por meio da Diretoria de Saúde e da Assessoria de Comunicação, lançou nessa segunda-feira, 9, a programação alusiva ao Novembro Azul, mês que é dedicado à prevenção ao câncer de próstata.

Bombeiros participaram de palestra sobre o tema Foto: Assessoria Corpo de Bombeiros

As ações compreenderão palestras, transmissão ao vivo em rede social da corporação com médico urologista, além de exames disponibilizados aos militares, dependentes e funcionários civis.

A programação teve início com uma palestra, no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, com o médico urologista Rudney Marcos Kato, relacionada à prevenção do câncer de próstata. O evento foi realizado em parceria com a Associação dos Praças Bombeiros Militares do Acre (APRABMAC) que forneceu um café da manhã para os servidores.

Marcos Kato alertou sobre o câncer de próstata em sua fase inicial não ter sintomas aparentes, por isso, a importância de realizar exames periódicos, principalmente o PSA (sigla em inglês de Antígeno Prostático Específico). Importante também verificar a dificuldade urinária devida ao aumento prostático, que ocorre naturalmente conforme o aumento da idade.

“Os homens devem ser mais preocupados com sua saúde íntima e, consequentemente, os resultados positivos dos exames e tratamentos aparecerão. Devem optar pelo uso de preservativos e sempre buscar orientações médicas para uso de medicamentos”, alertou o urologista.

O comandante-geral do CBMAC, coronel Carlos Batista, enfatizou que os homens devem procurar a prevenção e afirma que aos 50 anos de idade, mantém seus exames em dia. “Conheço de perto a doença, pois já ocorreu casos de câncer de próstata em minha família”, declarou.

A palestra foi um sucesso. Perguntas, dúvidas, formas de tratamento, medicamentos utilizados foram debatidos com o objetivo de alertar e informar os militares e funcionários civis presentes quanto aos cuidados necessários para prevenir a doença, assim como esclarecer as dúvidas e questionamentos mais frequentes.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest