O comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) apresentou esta semana uma publicação que dá dicas de como a população pode prevenir os incêndios florestais. A distribuição do material já foi iniciada pela corporação e outros órgãos de defesa do meio ambiente. O trabalho de conscientização vai ser intensificado nas escolas e pontos com grande circulação de pessoas.
“Nós acreditamos muito nesse processo de fiscalização e orientação para que as pessoas entendam que queimar causa prejuízo não só ao meio ambiente, mas à saúde e educação. É um impacto negativo muito grande e se a sociedade não entender que essas ações causam esses danos nós viveremos períodos difíceis nessa estiagem”, disse Roney Cunha, comandante-geral do CBMAC.
Segundo levantamento dos órgãos de controle, há um risco iminente de incêndios florestais. As condições climáticas nesta época têm favorecido a propagação das chamas.
Até agora os satélites de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que subsidiam os trabalhos do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), já registraram 312 focos de calor apenas no mês de julho de 2017.
As unidades municipais de Defesa Civil também foram orientadas a iniciar seus procedimentos de fiscalização e combate.
“A coordenação da Defesa Civil estadual tem mantido contato com as unidades no interior para que as ações preventivas sejam intensificadas. O objetivo é buscar soluções para eu tenhamos um período de estiagem sem maiores problemas”, afirmou Cunha.