Tião Viana e entidades sociais comemoram os 14 anos de fundação da Cades

São 14 anos da central, que reúne 40 entidades de assistência social no Acre nas áreas de patologias, deficiências e comunidades terapêuticas (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

Num período de crise econômica em que manter em que manter programas sociais tem se tornado um desafio em todo o país, a comemoração dos 14 anos da Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) na manhã desta sexta-feira, 28, na Praça da Revolução, teve um significado especial para o governador Tião Viana e para os representantes das 40 entidades de assistencial social que fazem parte da central.

Fundada por Tião Viana ainda como senador em 2003, a Cades é responsável por oferecer todo o papel administrativo e burocrático para suas entidades filiadas, ligadas a cuidados sociais nas áreas de patologias, deficiências e comunidades terapêuticas. Só com o apoio do governo do Estado, a central recebe R$ 3,1 milhões para o reforço de suas atividades, além de parcerias parlamentares e de empresas privadas.

“É um trabalho que reúne solidariedade e amor ao próximo. As pessoas que fazem parte da Cades colocam todo seu amor pela vida e fazem um trabalho importante de contrato entre a vida pública e privada, sempre tentando ajudar voluntariamente quem mais precisa. Ao invés de amarguras, hoje comemoramos vitórias sobre as dificuldades que estão sendo vencidas”, disse o governador.

Grandes conquistas

Tião Viana foi fundador da Cades ainda como senador e sempre se esforçou para que a entidade fortalecesse seu trabalho de apoio e amor aos mais necessitados (Foto: Júnior Aguiar/Secom)

Só em 2016, essas entidades juntas foram capazes de atender mais de 1.500 pessoas que vieram principalmente do interior e precisaram de hospedagem em casas de passagem enquanto realizavam atendimento médico na capital, além de 1.800 pessoas em tratamento contra a dependência de álcool e drogas por meio de comunidades terapêuticas.

A coordenadora da Cades, Verônica Loureiro, reforça o compromisso com as entidades: “São muitas conquistas, principalmente a união destas 40 entidades filiadas que conseguiram fortalecer suas atividades. Antes da Cades, essas entidades eram mais desarticuladas, mas com a Central puderam se organizar e prestar um serviço melhor aos seus associados”.

Em nome da bancada federal, o senador Jorge Viana aproveitou a oportunidade para declarar a importância de se comemorar uma conquista como a Cades no Acre. “É um grupo de pessoas que cuidam de suas famílias, mas muito mais da família dos outros, porque no fim somos todos uma família só. São ações como essas desenvolvidas pelas entidades que compõe a Cades que me fazem seguir no parlamento, principalmente nesse momento em que no nosso país estão arrasando com as políticas sociais”.

O que disseram

“A Cades é algo que o Tião Viana sonhou e as pessoas das entidades acreditaram nessa ideia. É um lugar de conforto para as doenças físicas e da alma. Que possamos sempre lembrar a existência dessa entidade.”
Nazareth Araújo, vice-governadora

“Tudo aquilo que conseguimos ajudar na Cades ainda é pouco perto de todo o apoio que a Central precisa por esse grande trabalho de amor ao próximo.”
Raimundo Angelim, deputado federal

“Eu tenho a impressão que quando o governo faz ações sociais junto de entidades civis, faz mais e melhor. E assim a Cades faz mais com menos. É como a multiplicação dos pães, fazendo o bem para quem mais precisa.”
Daniel Zen, deputado estadual

“A criação de algo como a Cades só poderia sair da cabeça de um humanista como o governador Tião Viana. A prefeitura tem apoiado hoje de forma mais intensa as comunidades terapêuticas ligadas a Cades e sabemos a complexidade desses esforços.”
Socorro Neri, vice-prefeita de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter