Na manhã desta sexta-feira, 18, o governador Tião Viana acompanhou a passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Acre (CBMAC). Durante a solenidade, também foram realizadas promoções e nomeações de oficiais e entrega de medalhas a autoridades civis e militares. As homenagens foram seguidas por representantes da segurança pública, secretários de Estado, parlamentares e familiares dos militares.
O coronel bombeiro militar Flávio Ferreira Pires deixa o comando da corporação, após dois anos e dez meses de serviços prestados. O coronel Pires agora entra na reserva remunerada, a aposentadoria dos militares. Formado em Direito e Letras Inglês, vai permanecer em Rio Branco, e deve advogar ou dar aulas. “É um misto de alegria e tristeza. E parafraseando o apóstolo Paulo, eu digo que combati o bom combate, encerrei a carreira, guardei a minha fé, a espada e o carinho pela corporação e pelo povo do Acre”, conclui.
Assume o comando geral do CBMAC, o coronel bombeiro militar José Alberto Flores da Silva, que já desenvolvia a função de subcomandante. Natural de Brasileia, casado, pai de quatro filhos, formado pela Academia de Bombeiro Militar de Brasília – Distrito Federal, integra a corporação desde 1987. “É um desafio de muita responsabilidade e jamais conseguirei resolver nenhum trabalho da corporação se não tiver o apoio incondicional desde o mais alto oficial ao mais soldado moderno,” diz.
O governador agradeceu pela dedicação, trabalho digno e ético do coronel Pires e saudou o novo comandante. “O coronel Pires nos honrou, ajudou o Acre e nós temos a mais elevada gratidão. Agora, assume o coronel Flores, que é filho do Acre, que vai dar sua contribuição”, finaliza.
Novos equipamentos para a corporação
Em seu discurso, Tião Viana anunciou a entrega de 10 novos caminhões. Haverá ainda a aquisição de 12 camionetes e outros caminhões, que estão em processo de licitação, além de equipamentos de proteção individual e instalação de novas unidades no Estado.
Capacete Valente Guerreiro do Fogo
A chefe da Casa Civil, Márcia Regina, recebeu do agora ex-comandante do CBMAC, um capacete, símbolo da corporação, personalizado. A homenagem é em reconhecimento à atuação de Márcia Regina, que exerceu a função de secretária de Segurança Pública do Estado do Acre entre março de 2009 e dezembro de 2010. Durante sua gestão, contribuiu, entre outros aspectos, para a integração do Sistema de Segurança Pública, que contemplou o Corpo de Bombeiros, fortalecimento da instituição e a implantação do Programa Bombeiro Mirim. “Eu fiquei, além de muito emocionada, honrada pela consideração, pela distinção e pelo próprio presente, que foi algo inusitado, bonito que é ter um capacete da corporação”, finaliza.
Galeria de imagens