O governador Tião Viana recebeu nesta sexta-feira, 18, os representantes de um banco cooperativo. Eles apresentaram o empreendimento, que entra em operação na capital acreana na segunda-feira, 21. A proposta é de instalação de uma cooperativa financeira de livre admissão de associados para atender a população em geral e os empresários.
Por meio de cooperativas ligadas ao banco, propõem-se que todo recurso captado na região seja aplicado na própria região. O grupo também trabalha com as linhas dos recursos governamentais federais e também estaduais. Eles buscam do governo parceria com a cooperativa para fomentar o desenvolvimento local. “É uma instituição que se compromete com o desenvolvimento local e funciona como um banco normal, com todos os produtos e serviços”, explica Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).
Bancoob
O Bancoob é um banco comercial privado. Criado em 1996, atua como agente facilitador na redução dos custos das cooperativas, desenvolvendo e disponibilizando produtos e serviços tipicamente bancários para elas.
Dessa forma, as cooperativas de crédito assemelham-se às demais instituições do mercado bancário, contando com uma linha completa de cartões de crédito, poupança, cobrança bancária, linhas de créditos de recursos repassados por instituições governamentais, fundos de investimentos, entre outros, em condições significativamente competitivas.