Copão da Floresta encerra segunda edição com alegria e bom futebol

Jogadores confraternizam após jogo disputado (Foto: Arison Jardim/Secom)
Jogadores confraternizam após jogo disputado (Foto: Arison Jardim/Secom)

Em cada casa e terreno ao longo do Complexo de Floresta do Rio Gregório, três pedaços de madeira formam uma trave, um gol no qual por horas crianças, adolescentes e adultos garantem a diversão do dia.

O espirito esportivo das comunidades se espalhou durante a final estadual da segunda edição do Copão da Floresta, entre a Ponte Preta do Acuraua e Barcelona da Floresta Antimary, de Sena Madureira, no sábado, 19, no estádio Nabor Júnior, em Tarauacá.

Ao todo foram 69 times, 58 masculinos e 11 femininos, e quase seis mil pessoas mobilizadas no Complexo de Floresta (Foto: Arison Jardim/Secom)
Ao todo foram 69 times, 58 masculinos e 11 femininos, e quase seis mil pessoas mobilizadas  (Foto: Arison Jardim/Secom)

Em partida disputada mesmo com chuva, as duas equipes finalizaram um trabalho de dois meses nas florestas estaduais, no qual a socialização e confraternização entre os moradores era o objetivo principal.

O arbitro Adriano Silva, com mais de 10 anos de experiência, comentou o respeito que os times tiveram: “Os caras são muito educados, não tem nem comparação com os jogadores da cidade”.

O campeão foi o time do Acuaraua, vencendo a partida por 3 a 1, mas o encontro entre moradores de zonas tão distantes das cidades – alguns diziam até que nunca tinham saído de sua comunidade – foi o grande vencedor.

“Foi uma alegria muito grande no Antimary, quando souberam que iam fazer a final em outra cidade, em um estádio. Depois da final lá, os dois times se juntaram e promoveram um churrasco para todos”, relata Telma Chaves, diretora de projetos da Secretária de Meio Ambiente do Estado, pasta que organizou o Copão.

O final da partida, os abraços e agradecimentos emocionaram o Raimundo de Souza, professor e treinador da equipe da Ponte Preta: “Nos jogos eu vi o coração desses jovens. O futebol muda muito o carater de uma pessoas. Hoje estamos aqui respeitando cada amigo e jogador, nós queremos vencer, mas com carinho e sem brigas.”

Ao todo foram 69 times, 58 masculinos e 11 femininos, e quase seis mil pessoas mobilizadas no Complexo de Floresta, em Tarauacá, e na Floresta do Antimary, em Sena Madureira.

O campeonato foi promovido pelo governo do Estado, com apoio da prefeitura de Tarauacá e recursos do projeto REDD for Early Mover (REM), do banco alemão KfW.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter