Copa da Floresta reúne mais de cem comunidades de Sena Madureira

A copa da floresta  terá duração de seis dias e mobiliza mais de cem times (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Copa da Floresta terá duração de seis dias e mobiliza mais de cem times (Foto: Val Fernandes/Secom)

A governadora em exercício Nazareth Araújo participou na quarta-feira, 2, no campo do Grêmio, em Sena Madureira, da abertura da Copa da Floresta, o campeonato de futebol intermunicipal que mobiliza mais de 100 comunidades dos rios Iaco, Macuã, Caeté e Purus.

O campeonato é organizado desde 1999 pelo professor e atual vice-prefeito de Sena Madureira, Hermano Costa Filho. Na primeira edição foram 24 times inscritos, em 2014 foram 98 equipes, num total de 1.468 jogadores. “Começamos pequenos e agora estamos aqui com apoio dos nossos parceiros, como o governo do Estado, na 16ª edição do maior campeonato de futebol da nossa região”, disse.

Em 2015 o campeonato terá duração de seis dias com cem equipes masculinas, e pela primeira vez as mulheres também estarão participando, com 20 equipes inscritas. Daiana de Lima, 16 anos, moradora do Ramal do 25, é uma das jogadoras e diz que está preparada para fazer bonito na competição: “A gente sempre tava aqui assistindo os jogos e agora chegou nossa vez. Meu time vai tentar ganhar com muita garra”, relatou.

José Renato dos Santos, 35 anos, mora no Seringal São Francisco, no Purus, e está participando pela quinta vez do campeonato. “É uma felicidade chegar aqui e encontrar tanta gente, nosso time se preparo, mas alguns jogadores não conseguiram chegar. Vamos pro campo fazer a nossa parte”, prometeu.

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, participou da abertura do campeonato. “Isso aqui pra nós é muito importante, as comunidade rurais passam o ano inteiro esperando por esse evento, que é sempre um grande sucesso”, contou.

O deputado estadual Nelson Sales elogiou a realização do evento esportivo: “Isso aqui é um exemplo para todo o país, mobilizando moradores dos lugares mais distantes num momento de lazer e cidadania”.

Nazareth Araújo reforçou a importância de a união para transformar sonhos em realidade: “Temos aqui a consolidação de um projeto único sonhado pelo professor Hermano que hoje mobiliza uma multidão. Aqui se se superam as dificuldades e mostra-se aos jovens como trabalhar em equipe. É uma demonstração da força, da fé e da esperança do nosso povo fazendo acontecer coisas tão bonitas como essa”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter