Solenidade de repasse dos recursos será realizada pelo Governo do Estado e Banco da Amazônia nesta quarta-feira.
As Cooperativas Bom Destino, Cooperquinari, Associação de Produtores de Borracha de Rio Branco (Senador Guiomard), Coopel (Plácido de Castro), Cooperacre (Rio Branco, Brasiléia e Xapuri), Cooperfarinha (Cruzeiro do Sul), Cooperfloresta (Xapuri), estão recebendo pela primeira vez recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroindústria para expansão de suas atividades na formação de capital de giro.
O agente financeiro da transação é o Banco da Amazônia que, no total está financiando cerca de R$ 4 milhões para este ano de 2009 nas respectivas entidades. O Pronaf Agroindústria visa atender produtores familiares, cooperativas e associações que desejem beneficiar ou industrializar a produção. Os interessados em acessar essa linha de crédito devem estar enquadrados nos grupos C, D ou E do programa.
No Acre, o Pronaf é gerenciado pela Secretaria Estadual de Assistência Técnica e Produção Familiar (Seaprof) com recursos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e nesta quarta-feira haverá uma solenidade de repasse desses recursos para os representantes das cooperativas e associações beneficiadas.
O capital terá impacto direto na atividade de 1.600 produtores familiares que trabalham com, palmito, amendoim, leite, castanha-do-brasil, farinha de mandioca, madeira e borracha, gerando mais de 100 empregos diretos e um faturamento de aproximadamente R$ 15,0 milhões por ano.
A solenidade de formalização do crédito do Pronaf Agroindústria acontecerá no pátio da Cooperacre – Rodovia AC 40 – Bairro Vila Acre.