Cooperação entre Governo do Estado e CATIE começa a ser formalizada

Vice-presidente do Centro e Governo do Estado finalizam acordo de cooperação para implantação de núcleo no Acre

operacao_catie_foto_luciano_pontes_01.jpg

Secretários de Estado definem os critérios da criação do núcleo do CATIE no Acre que terá tarefa internacional de ensino e pesquisa (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O vice-presidente do Centro Agronômico e Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), Ronnie de Camiño, finaliza com o Governo do Estado os critérios do acordo firmado entre a instituição da Costa Rica e o Acre em reunião com os secretários de Meio Ambiente, Eufran Amaral; de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Nilton Cosson; de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques e de Ciência e Tecnologia, César Dotto. Para este ano foi definida a oferta do curso de governança relacionada à Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD) e para gestores municipais em parceria com a Universidade de Cooperação Internacional daquele país. 

O acordo de cooperação entre o CATIE  e o Governo do Estado foi estabelecido há 15 dias em viagem do governador Binho Marques à Costa Rica. Organização internacional com fins de pesquisa e ensino, o centro mantém cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. A sede a ser criada no Acre, no município de Xapuri, irá ofertar capacitação e cooperação técnica em áreas que promovam e fortaleçam o desenvolvimento socioeconômico, como as que envolvem técnicas sustentáveis de trabalhar o solo. O vice-presidente do CATIE, Ronnie de Camiño, diz que a intenção é trabalhar não só para o Acre, mas a partir do Acre. A unidade a ser instalada no Estado servirá como um centro de ensino e pesquisa também a outros países amazônicos. "A ideia é que esta seja uma filial do CATIE,mas com tarefas internacionais nas áreas florestais, agroflorestais e até de pecuária, mas com árvores", explica Camiño.

Os dois cursos previstos para iniciar ainda este ano, de governança relacionada à REDD, e o que será destinado aos gestores municipais com informações sobre legislação, planejamento e ordenamento territorial, terão divulgação entre os países amazônicos. Antes da construção do núcleo de difusão do conhecimento da CATIE em Xapuri, os cursos deverão ser realizados em instalações disponibilizadas pelo Governo do Estado e instituições parceiras como Embrapa e Universidade Federal do Acre. O secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SDCT) e presidente da Funtac, César Dotto, diz que até que a unidade definitiva seja construída, locais como a Floresta Estadual do Antimary e a sede da Funtac podem servir de base para pesquisa e ensino.

A longo prazo, o centro formaliza acordo para a implantação do curso de mestrado em Ecoturismo e Turismo de Aventura e para a criação do Museu da Floresta, dentro do Seringal Cachoeira, em Xapuri. "Temos muito o que aprender nesta parceria com a Costa Rica e esta transferência de conhecimentos nos enriquece e nos fortalece", diz o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.

Vice-Diretor Geral do CATIE visita Xapuri e conhece cidade que será sede do núcleo de pesquisa

ronnie_01.jpg

Ao lado do Prefeito de Xapuri e do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Vice-Diretor do Catie conheceu a cidade de Xapuri onde será instalado o núvleo de pesquisa (Foto: Prefeitura de Xapuri)

Acompanhado pelos Secretários Estadual de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e de Turismo, Cassiano Marques, Ronnie de Camiño visitou na última terça- feira os pontos turísticos mais importantes da cidade como a Casa de Chico Mendes e a Fundação de Memória do Sindicalista. Logo em seguida, ao lado do prefeito Bira Vasconcelos, conheceram o terreno onde será construída a sede do CATIE. 

"É muito importante conhecer o lugar onde teremos um centro, conversar com essa gente, entender bem as coisas para que juntos possamos trabalhar no futuro e, como disse Chico Mendes, em 2120 ver o resultado dessa parceria. Vamos desenvolver um trabalho inicialmente voltado para pesquisas nas áreas florestal e agroflorestal."

De acordo com Eufran Amaral, a visita a Xapuri serviu para conhecer as estruturas do município para posteriormente trazer ainda este ano o primeiro curso internacional. "Este curso a gente chama de governança em rede, que é a governança relacionada com a redução das emissões provocadas pelo desmatamento e a degradação ambiental, um curso para que o mundo possa vir aprender sobre governança Florestal em Xapuri."

A agenda contemplou também mobilização com outras Secretarias de Governo, como a de Produção Familiar (Seaprof), de Florestas (SEF) e Fundação de Tecnologia (Funtac) para potencializar as ações com o CATIE no próximo ano.

Ronnie almoçou no seringal Cachoeira para aproveitar e conhecer uma das regiões mais procuradas para o desenvolvimento de pesquisas ambientais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter