Cooperacre marca presença em feira mundial

Cooperacre gera emprego e renda no estado (Foto: Angela Peres/Secom)
Cooperacre gera emprego e renda no estado (Foto: Angela Peres/Secom)

Consolidada no estado há mais de uma década, a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participou pela quarta vez da maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável a nível mundial – a Biofach, que foi realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, na Alemanha.

Além da Cooperacre, outros empreendimentos estiveram presentes para representar as regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, com a oportunidade de expor seus produtos no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ainda em 2015, os participantes passaram por um processo de capacitação.

“Só do Japão foram cinco pessoas interessadas”, revela Melisse Santos, representante da cooperativa (Foto: NürnbergMesse)
“Só do Japão foram cinco pessoas interessadas”, revela Melisse Santos, representante da cooperativa (Foto: NürnbergMesse)

Ao portal de notícias do MDA, a gerente de vendas da Cooperacre Melisse Santos informou que depois das outras participações na feira, a embalagem e rotulação dos produtos passaram por adequações para atender o mercado europeu com mais qualidade.

Atualmente, a central é responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país e colocou em funcionamento recentemente a terceira usina de processamento do produto, que já alcançou, inclusive, mercados no exterior. Só no ano passado, produziu-se 1,3 milhão de quilo.

Com a nova indústria, que tem potencial para processar até dois milhões e 700 mil quilos, a Cooperacre vem apostando em reflorestamento para que em um prazo estimado entre 10 e 12 anos o plantio de castanheiras no estado esteja renovado para impulsionar ainda mais a economia.

Distribuindo emprego e renda de forma direta e indireta para milhares de famílias, a central está presente em 14 municípios e detém outras duas usinas em Brasileia e Xapuri para processar a castanha, além de uma de polpa de frutas em Rio Branco, e está prestes a pôr em funcionamento a de beneficiamento da borracha em Sena Madureira.

A força do cooperativismo possibilita que produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar brasileira conquistem o…

Publicado por Ministério Do Desenvolvimento Agrário em Quarta, 3 de fevereiro de 2016

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter