Consolidada no estado há mais de uma década, a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) participou pela quarta vez da maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável a nível mundial – a Biofach, que foi realizada entre os dias 10 e 13 de fevereiro, na Alemanha.
Além da Cooperacre, outros empreendimentos estiveram presentes para representar as regiões Norte, Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, com a oportunidade de expor seus produtos no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ainda em 2015, os participantes passaram por um processo de capacitação.
Ao portal de notícias do MDA, a gerente de vendas da Cooperacre Melisse Santos informou que depois das outras participações na feira, a embalagem e rotulação dos produtos passaram por adequações para atender o mercado europeu com mais qualidade.
Atualmente, a central é responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país e colocou em funcionamento recentemente a terceira usina de processamento do produto, que já alcançou, inclusive, mercados no exterior. Só no ano passado, produziu-se 1,3 milhão de quilo.
Com a nova indústria, que tem potencial para processar até dois milhões e 700 mil quilos, a Cooperacre vem apostando em reflorestamento para que em um prazo estimado entre 10 e 12 anos o plantio de castanheiras no estado esteja renovado para impulsionar ainda mais a economia.
Distribuindo emprego e renda de forma direta e indireta para milhares de famílias, a central está presente em 14 municípios e detém outras duas usinas em Brasileia e Xapuri para processar a castanha, além de uma de polpa de frutas em Rio Branco, e está prestes a pôr em funcionamento a de beneficiamento da borracha em Sena Madureira.
A força do cooperativismo possibilita que produtos orgânicos oriundos da agricultura familiar brasileira conquistem o…
Publicado por Ministério Do Desenvolvimento Agrário em Quarta, 3 de fevereiro de 2016