Convênio com o Governo do Estado garante reforma da Biblioteca da Ufac

Governador Binho Marques e Reitora Olinda Batista fizeram visita ao local para identificação dos investimentos

gov_biblioteca_ufac_foto_gleilson_miranda_02.jpg
gov_biblioteca_ufac_foto_gleilson_miranda_14.jpg

Governador Binho Marques e Reitora Olinda Batista, em visita às dependências da Biblioteca da Ufac (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

A Biblioteca da Universidade Federal do Acre atende hoje a uma grande quantidade de pessoas durante os três turnos do dia, de 2ª a sábado. Mas construída há mais de três décadas, a biblioteca nunca passou por uma reforma estrutural. Intervenção que agora está sendo executada através de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Ufac.

Do Governo, os recursos chegam a R$ 1 milhão para investimentos como climatização do salão de leitura e do acervo, e modernização dos ambientes. O Governador Binho Marques e a Reitora da Universidade, Professora Olinda Batista, estiveram visitando o local na tarde desta sexta-feira, 18, acompanhados do Secretário Estadual de Obras, Eduardo Vieira, para discutirem alguns pontos da obra.

"Já começamos uma parte da obra, e agora estamos vendo o que é possível fazer e também o que é possível complementar para aumentar a reforma. Queremos melhorar a parte essencial da biblioteca: o acervo, o acesso aos livros e o ambiente de estudo para os alunos", disse Olinda Batista.

Para o Governador Binho Marques, o convênio reforça a política de investimento do Governo do Estado para incentivo à leitura no Acre. "O Governo tem investido muito nas bibliotecas, desde as bibliotecas de bairros, salas de leitura nas escolas, temos ainda a Biblioteca da Floresta e a Biblioteca Pública – dedicada ao jovem da educação básica. E a Ufac exerce um papel importante na formação da sociedade acreana, no desenvolvimento do novo conhecimento. Esse espaço da biblioteca é muito bonito, mas está precisando de uma reforma. Por isso entramos com essa parceria. Para tornar esse ambiente realmente de qualidade para o estudo".

gov_biblioteca_ufac_foto_gleilson_miranda_16.jpg

Biblioteca da Ufac atende hoje a uma grande quantidade de estudantes nos três turnos do dia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Binho conhece projeto do Centro de Excelência em Energia da UFac

gov_biblioteca_ufac_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Em reunião na reitoria, Binho Marques elogiou projeto de Centro de Excelência em energia da Ufac (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante visita à Ufac, o Governador Binho Marques acompanhado do Secretário de Obras, Eduardo Vieira, e do Presidente da Funtac, César Dotto, também conheceu o projeto de implantação do Centro de Excelência em energia do Acre.

O Centro está sendo criado para atender às demandas de ensino e pesquisas em energia, especialmente aquelas envolvendo geração de energia com turbinas tipo "bulbo" e transmissão de energia em corrente contínua, com a gestão ambiental que esses empreendimentos requerem. O Centro vai suprir a necessidade de qualificação de mão de obra, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, na graduação, mestrado e doutorado. A ideia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica.

Após apresentação do projeto pelo Professor Francisco Eulálio (Magnésio), o governador Binho Marques agradeceu o convite da administração da UFAC e afirmou que o projeto é de grande importância para o estado do Acre e para a Amazônia, particularmente por ter a UFAC como gestora.

"A implantação desse centro pode fazer com que o Acre venda serviço e receba estudantes de várias partes do mundo, porque vai ser um centro de excelência nessa área. O Acre tem muito a ensinar sobre meio ambiente e pode vir a ser um exemplo de energia limpa", avaliou o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter