Controladoria-Geral do Estado lança Manual de Auditoria Interna, marco inédito no fortalecimento e modernização da gestão pública do Acre

A Controladoria-Geral do Estado do Acre (CGE-AC) realizou o lançamento do Manual de Auditoria Interna nesta terça-feira, 26, um marco inédito para a gestão pública estadual. O evento, ocorrido no auditório da Biblioteca Pública, contou com a presença de servidores e representantes do governo, reforçando o compromisso do Estado com a transparência, eficiência e melhoria contínua na administração pública.

Foto: Raryka Souza/CGE

Desenvolvido pela Diretoria de Auditoria e Controle (Diracon), o manual consolida orientações, conceitos e práticas adaptadas à realidade e à legislação do Acre. Como primeira publicação do tipo pela CGE-AC, o documento visa padronizar e nortear os trabalhos de auditoria no âmbito do Poder Executivo estadual, desde o planejamento até a comunicação de resultados.

Papel estratégico da auditoria interna

A auditoria é uma das quatro macrofunções do sistema de controle interno governamental, desempenhando um papel crucial na avaliação, correção e aprimoramento dos atos administrativos, contratos, programas de governo e políticas públicas. Este manual reflete a preocupação da gestão estadual em atender aos princípios basilares da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Ao estabelecer regras claras e práticas consolidadas, o manual não apenas fortalece a atuação da CGE-AC, mas também serve como referência para as unidades setoriais do governo na condução de atividades de auditoria.

“O manual representa um marco de modernização para a administração pública do Acre”, enfatizou a controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira. Foto: Raryka Souza/CGE

Para a controladora-geral do Estado, Mayara Bandeira, o manual representa um marco de modernização para a administração pública do Acre. “Com este manual, damos mais um passo rumo à modernização das práticas de auditoria interna no Estado. Estamos consolidando métodos que promovem maior eficiência e transparência, reafirmando nosso compromisso com os avanços no controle interno. Este é um esforço conjunto que fortalece as bases de uma governança cada vez mais alinhada aos padrões de excelência e beneficia toda a sociedade”, afirma.

Melhoria contínua e impacto na gestão pública

Entre seus objetivos, o manual busca assegurar que as auditorias sejam realizadas com maior grau de eficiência, eficácia e economicidade. Suas recomendações visam não apenas identificar e corrigir falhas, mas também contribuir para o aperfeiçoamento do ambiente de controles internos e a qualidade da gestão pública no Acre.

O documento terá revisões periódicas, realizadas a cada dois anos ou conforme a evolução das melhores práticas e mudanças normativas. Essa dinâmica garante que o manual se mantenha atualizado e alinhado às demandas contemporâneas da administração pública.

Diretor de Auditoria e Controle, Marcos dos Santos Mendonça. Foto: Raryka Souza/CGE

O diretor de Auditoria e Controle, Marcos dos Santos Mendonça, afirma que o manual é um marco de grande importância para a gestão pública do Poder Executivo Estadual. “É um instrumento que tem como principal objetivo, orientar os órgãos e entidades que integram o Sistema de Controle Interno do Estado em relação à atividade de Auditoria Interna, auxiliando-os na realização de suas atividades a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos”, disse.

Um marco para o controle interno

O lançamento do Manual de Auditoria Interna é uma iniciativa pioneira que reforça o papel estratégico da CGE-AC no fortalecimento do controle interno e na promoção de uma gestão pública mais transparente e eficaz. A expectativa é de que o manual sirva como um guia indispensável para auditores, gestores e servidores, impulsionando a melhoria contínua no serviço público e contribuindo para uma administração estadual mais eficiente e orientada ao cidadão.

Lucas Araújo da Silva e Silva, chefe do Departamento de Controle Interno da Secretaria Estadual de Saúde do Acre. Foto: Raryka Souza/CGE

Lucas Araújo da Silva e Silva, chefe do Departamento de Controle Interno da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, participou do evento e destacou que o Manual de Auditoria Interna traz maior segurança normativa e eficiência para os trabalhos das Controladorias Internas. “O Manual proporciona mais segurança normativa, introduzindo uma metodologia  que vai além da conformidade, isso fortalece os processos de controle interno e, promovendo maior eficácia nas auditorias, otimiza o uso de recursos públicos e contribui diretamente para uma gestão mais eficiente, trazendo benefícios significativos tanto para a administração quanto para a população”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter