Controladoria do Estado passa a integrar Fórum de Combate à Corrupção

O FOCCO é um ambiente de integração dos órgãos de controle da administração pública (Foto: Raryka Souza)
FOCCO é um ambiente de integração dos órgãos de controle da administração pública (Foto: Raryka Souza)

A Controladoria Geral do Estado do Acre (CGE) assinou nesta terça-feira, 31, o termo de adesão ao Fórum de Combate à Corrupção no Estado do Acre (FOCCO/AC), durante a 2ª Reunião Ordinário do evento.

O FOCCO é um ambiente que favorece o fortalecimento das instituições de controle da administração pública e tem a missão de aprimorar a integração entre os órgãos por meio de ações de diagnóstico de corrupção, combate à corrupção, controle social e compartilhamento de dados e informações.

O secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) e coordenador geral do FOCCO no Acre, José Janaildo dos Santos, destacou a importância da atuação integrada das instituições no combate à corrupção. “Existe a necessidade de uma ação sistêmica e de vários parceiros para tentar primeiro coibir essa pratica e investigar suas causas e raízes, para evitar que novos atos aconteçam”, afirmou.

Nesta terça-feira, 31, a CGE assinou o termo de adesão ao FOCCO (Foto: Raryka Souza)
Nesta terça-feira, 31, a CGE assinou o termo de adesão ao FOCCO (Foto: Raryka Souza)

Além da CGE, o Ministério Público do Estado do Acre, o Ministério Público Especial do Tribunal de Contas do Estado do Acre, a Consultoria Jurídica da União no Estado do Acre e a Controladoria Geral do Município de Rio Branco também assinaram o termo de adesão, passando a integrar o FOCCO.

Para o controlador geral do Estado, Giordano Jordão, é uma satisfação fazer parte do fórum. “A CGE vai está presente, contribuindo e buscando a melhoria e o fortalecimento das ações de controle em todas as instituições no governo do Acre”, declara.